Mais de 100 palestinos morrem em fila de ajuda humanitária em Gaza

InternacionalConflito

Mais de 100 palestinos morrem em fila de ajuda humanitária em Gaza

Balanço do Hamas é de pelo menos 70 mortos e 280 feridos 

Crédito: Reprodução

Ao menos 104 pessoas morreram nesta quinta-feira (29) atingidas por tiros de soldados israelenses quando uma multidão se reuniu em uma rua da Cidade de Gaza para receber ajuda humanitária, segundo um balanço atualizado divulgado pelo Ministério da Saúde do Hamas.

"O número de mortos no massacre da rua Al Rashid (onde os alimentos eram distribuídos) é de 104 mortos e 760 feridos", afirmou o porta-voz do Ministério da Saúde do Hamas, Ashraf Al Qudra, em um comunicado, revisando o primeiro balanço de 50 vítimas fatais divulgado por um hospital da região.

Testemunhas relataram à AFP que viram milhares de pessoas correndo na direção dos caminhões de ajuda humanitária que se aproximavam da rotatória de Nablus, ao oeste da Cidade de Gaza, principal cidade do norte do território.

O Exército israelense afirmou que estava "verificando" os relatos.

A ONU calcula que 2,2 milhões de pessoas, a grande maioria da população de Gaza, estão ameaçadas pela fome, em particular no norte, onde a destruição, os combates e os saques praticamente impossibilitam a entrega de ajuda humanitária.

Segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (Unrwa), quase 2.300 caminhões de ajuda entraram na Faixa de Gaza em fevereiro, com a média de 82 veículos por dia, 50% a menos que em janeiro.

Antes do início da guerra, em 7 de outubro, quando as necessidades da população eram menos urgentes, a média diária era de 500 caminhões de ajuda na Faixa de Gaza, segundo a ONU. 

Com informações do Folha de Pernambuco.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/