Cidade baiana pode retomar guerra de espadas com regras em 2026; entenda
A possibilidade está prevista em um acordo firmado nesta sexta-feira (19)
A cidade de Senhor do Bonfim poderá retomar a tradicional "guerra de espadas" a partir de 2026, desde que a prática ocorra em um espaço exclusivo e sob rigorosas regras de segurança. A possibilidade está prevista em um acordo firmado nesta sexta-feira (19) entre o município e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a prefeitura deverá implantar um espadódromo — área isolada ainda a ser definida — que garanta distância segura de hospitais, escolas, residências e postos de combustíveis. O objetivo do acordo é permitir a realização da manifestação cultural com medidas que priorizem a preservação da vida e a integridade física da população.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O documento estabelece que somente "espadas" certificadas e fabricadas de acordo com normas técnicas do Exército Brasileiro poderão ser utilizadas. Caberá à Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim apresentar o Certificado de Registro (CR) do fabricante e submeter os artefatos a vistoria física antes do evento.
Entre as responsabilidades do município estão o isolamento do perímetro com barreiras ou grades, a instalação de iluminação de emergência, a sinalização de rotas de fuga e a disponibilização de brigadistas, pontos de primeiros socorros e unidades de saúde em regime de prontidão. O descumprimento injustificado das cláusulas do acordo poderá resultar em multa diária de R$ 20 mil aplicada ao município ou à associação responsável.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.