Com agroindústria requalificada, apicultores de Anagé miram novos mercados com a produção de mel
Com capacidade de processamento de até 640 quilos de mel por dia.
A comunidade de Vaquetal, no município de Anagé, vive uma nova fase com a requalificação e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas. A entrega do equipamento, realizada neste fim de semana pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), marca um novo momento para os apicultores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vaquetal, Pau Ferro e Barra da Conceição.
Além da reforma da agroindústria, o projeto incluiu a construção de um anexo, aquisição de kits apícolas e o desenvolvimento de identidade visual, com embalagens, rótulos e um manual de boas práticas. As melhorias fortalecem o acesso a novos mercados e agregam valor ao produto. Agora, o mel sai da agroindústria em embalagens padronizadas nos formatos: bisnaga (280g e 500g), potes de 1kg e 1,4kg (equivalente a 1 litro), e baldes de 28kg — o que permite sua comercialização desde feiras livres até mercados mais estruturados.
Com capacidade de processamento de até 640 quilos de mel por dia, a unidade oferece condições ideais para a produção e comercialização do mel regional, que conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A associação também foi contemplada com o apoio de um agente de negócios, que atuará na definição de estratégias para acesso a novos mercados.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Hoje temos uma agroindústria pronta, um instrumento à disposição dos agricultores familiares. É geração de renda, qualidade de vida e ainda há a contrapartida ambiental da apicultura, com a polinização das plantas nativas e cultivadas", destaca Ailton Palmeira da Silva, presidente da associação.
"Estamos também nos reorganizando. Finalizamos um diagnóstico que servirá de base para construir um plano de negócios moderno e avaliar nossa viabilidade econômica. Queremos crescer com planejamento e foco na expansão da produção", completa.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a entrega fortalece a agricultura familiar no Território Sudoeste Baiano. "Estamos entregando um equipamento que soma força à luta da comunidade por melhores condições de trabalho e geração de renda. É mais um passo para que o alimento saudável e de qualidade, produzido pela agricultura familiar, chegue à mesa do povo baiano e, em breve, a novos mercados também."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.