Governos da Bahia e dos Estados Unidos firmam acordo de parceria

MunicípiosBahia

Governos da Bahia e dos Estados Unidos firmam acordo de parceria

O objetivo é estabelecer cooperação conjunta

Crédito: Divulgação

O governo da Bahia assinou um memorando de entendimento com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (13). O objetivo é estabelecer cooperação conjunta em áreas como educação, segurança pública e meio ambiente.

Após a cerimônia, o encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, conversou com profissionais da imprensa sobre o acordo. Ele explicou que o documento reafirma a relação entre os governos baiano e norte-americano.

"Esse engajamento é bem importante para a nossa nação. Temos outros memorandos de entendimento com vários estados. Este é muito importante pelo tamanho e importância da Bahia. Estamos felizes hoje por assinar esse memorando com o governador Rui Costa", disse Koneff.

Ele pontuou que as áreas são prioridades para a Bahia e para os EUA, e que programas entre os dois governos serão fortalecidos. A partir da assinatura do acordo, será possível estabelecer oportunidades para aprendizado da lingua inglesa para jovens baianos, o que ainda não foi detalhado.

"Nesta área da educação, vamos conversar abertamente sobre as oportunidades, não somente para inglês, mas outras áreas também para os estudantes baianos. Vamos formar um grupo de trabalho para ter essa conversa", afirmou.

Na área da saúde, Koneff destacou que programas já existentes serão aprofundados, como o aporte financeiro fornecido pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos a cientistas e instituições brasileiras.

Já na área ambiental, ele pontuou que a Bahia é líder em energia solar e eólica e conversou com o governador Rui Costa sobre quais outras áreas poderiam cooperar.

Escritório na Bahia

Na ocasião, foi apresentada a nova Consul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward. Questionado sobre a possibilidade de instalação de um escritório de representação do consulado americano na Bahia para facilitar serviços como emissão de visto, por exemplo, Koneff descartou e enalteceu o consulado do Rio de Janeiro.

"Temos um consulado incrível no Rio de Janeiro. Todos os anos, estamos tentando trabalhar com mais eficiência no aspecto de vistos. Nosso consulado no Rio de Janeiro, além dos de Porto Alegre e Recife, está trabalhando muito para dar o melhor serviço ao público".

Ele pontuou que, no futuro, espera usar a tecnologia para melhorar o serviço consular. "Sempre estamos pesquisando maneiras melhores para fazer esse serviço do visto. Vamos ver, aprendemos muito com a pandemia e, por outro lado, aprendemos também sobre como usar a tecnologia".

A Tarde Online

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/