Mãe Ana de Xangô assume terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

MunicípiosSalvador

Mãe Ana de Xangô assume terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Iyalorixá é a sucessora de Mãe Stella de Oxóssi, que morreu em 2018

Crédito: Divulgação

O terreiro Ilê Axé Opô Afonjá celebrou nesta quinta-feira (16) a posse da Iyalorixá Mãe Ana de Xangô. A sucessora da Mãe Stella de Oxóssi, que faleceu em 2018, foi escolhida em um jogo de búzios, realizado pelo Babalorixá Balbino Daniel de Paula, em dezembro de 2019.

A professora Ana Veronica Bispo Santos, nome de batismo de Mãe Ana, assumiu o comando religioso do Ilê Axé Opô Afonjá durante a pandemia do coronavirús e desenvolveu no terreiro alguns projetos socioeducativos e culturais, como a recuperação do Museu Ilê Ohun Lailai, equipamento ancestral que testemunha a história do terreiro e das suas Yalorixás. O museu tem importância material e imaterial, e seu acervo é composto por insígnias, indumentárias, mobiliários, medalhas e utensílios domésticos, que revelam a influência etno-cultural dos Yorubá na Bahia.

Atualmente Mãe Ana de Xangô discute com a Prefeitura de Salvador, a possibilidade de instalar uma creche dentro do terreiro, situado no bairro do Cabula, para atender às famílias da comunidade na região.

A Iyalorixá foi iniciada no candomblé por Mãe Stella de Oxóssi ainda adolescente e recebeu o nome religioso de "Obá Gerê". A religião foi sempre presente em sua vida. Mãe Ana nasceu na cidade de Salvador e é filha do Sr. Flaviano Santos e da Sra. Dayse Bispo Santos, também iniciados na religião e com tradição familiar ao culto de Egunguns na Ilha de Itaparica. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 04 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado