MP investiga seis pessoas por esquema criminoso no Detran-BA

MunicípiosBahia

MP investiga seis pessoas por esquema criminoso no Detran-BA

Denunciados são suspeitos de roubar veículos de locadoras

Crédito: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações (Gaeco), denunciou seis investigados por um esquema criminoso no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). A denúncia foi recebida pela Justiça na sexta-feira (22), mas a informação foi divulgada pelo MP-BA no final da tarde desta segunda (25).

Segundo o Gaeco, os denunciados se associaram para roubar veículos de locadoras e transferi-los para terceiros através de fraudes documentais efetivadas no Detran. A estimativa é de que as fraudes tenham causado um prejuízo de mais de R$ 721 mil.

A denúncia, recebida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, é um desdobramento da "Operação Fake Rent", que estima um prejuízo superior a R$ 9,5 milhões com esse tipo de crime na Bahia.

Operação Fake Rent

No esquema investigado, pessoas são cooptadas para alugar veículos de grandes locadoras nacionais e estrangeiras. São utilizados documentos falsos e despachantes são acionados para auxiliar.

Servidores do Detran são envolvidos no crime e inserem dados falsos nos sistemas de informática do órgão. Desse modo, os investigados conseguiam transferir veículos para laranjas, pessoas falecidas ou terceiros, com dados utilizados sem conhecimento das vítimas.

A investigação apura a ocorrência dos crimes de associação criminosa, estelionato, falsidades documentais, inserção de dados falsos nos sistemas informáticos e corrupção ativa e passiva. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/