Operação da Polícia Federal mira garimpos ilegais de ouro

MunicípiosSanta Luz

Operação da Polícia Federal mira garimpos ilegais de ouro

A PF argumentou que a prática de extração ilegal pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local 

Crédito:Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19) uma operação decorrente de investigação relativa à mineração ilegal de ouro em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. Cerca de vinte policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana.


A PF informou que a lavra clandestina ocorre em um imóvel situado a cerca de 23 km da sede do município, pelo menos desde 2009. E destacou que apesar de já ter ocorrido operação policial no ano de 2013, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e nova ação de fiscalização da Agência Nacional de Mineração, neste ano, a exploração de ouro sem licenciamento ambiental persiste na região, em especial nos locais conhecidos como garimpos Trechão e Serra Branca.


A PF argumentou que a prática de extração ilegal pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local, tendo em vista a utilização ilícita de mercúrio e de explosivos nos garimpos.


De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso ou armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva. As penas, somadas, podem chegar a 19 anos de reclusão.

Notícias de Santaluz 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/