Produção industrial baiana registra queda de 1.7% em novembro

MunicípiosSegundo IBGE

Produção industrial baiana registra queda de 1.7% em novembro

Foi a primeira queda após dois avanços seguidos 

Crédito: Divulgação
Em novembro, a produção industrial da Bahia voltou a cair (-1,7%) frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal. Foi a primeira queda após dois avanços seguidos nesse confronto, em resultado inferior ao do país como um todo, onde também houve queda (-0,2%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional do IBGE.

Nessa comparação, os resultados da indústria foram positivos em apenas 6 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Mato Grosso (14,6%), Santa Catarina (5,0%) e Pará (3,5%). No outro extremo, as maiores quedas ocorreram no Amazonas (-3,5%), Ceará (-2,5%) e Rio de Janeiro (-2,2%). A Bahia apresentou a 5ª maior retração do país.

Com essa queda na passagem de outubro para novembro, o setor fabril da Bahia seguiu com produção muito aquém da verificada antes do início da pandemia da COVID-19, operando num patamar 20,3% abaixo de fevereiro de 2020.

O resultado do setor, no estado, também seguiu negativo em relação a novembro de 2020, com queda de 15,7%. Foi a décima primeira retração seguida da produção industrial baiana nessa comparação interanual e o pior desempenho dentre os 15 locais pesquisados.

No Brasil como um todo, a produção industrial também caiu (-4,4%) frente a novembro do ano passado, com recuos em 10 dos 15 locais.

Os melhores resultados foram registrados em Mato Grosso (28,0%), Espírito Santo (4,7%) e Rio de Janeiro (4,6%).

A Bahia segue com os piores índices do Brasil no acumulado no ano de 2021, frente ao mesmo período de 2020 (-13,4%), e nos 12 meses encerrados em novembro (-12,3%). Em ambos os indicadores, os resultados estão bem abaixo dos apresentados pela indústria nacional (4,7% e 5,0%, respectivamente). 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/