Setor de serviços na Bahia cresce 2,3% em março, diz IBGE

MunicípiosPesquisa mensal

Setor de serviços na Bahia cresce 2,3% em março, diz IBGE

O resultado dos serviços na Bahia foi apenas o 18º melhor do país

Crédito: Elza Fiúza/Agência Brasil

O volume do setor de serviços na Bahia teve crescimento de 2,3% na passagem de fevereiro para março, na série com ajuste sazonal. Foi o quarto resultado positivo consecutivo do setor no estado, nesse confronto - havia aumentado 3,4% de novembro para dezembro/22, 2,6% de dezembro/22 para janeiro/23 e 0,6% de janeiro para fevereiro/23.

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Nessa comparação com o mês imediatamente anterior, o resultado dos serviços na Bahia foi apenas o 18º melhor do país, sendo, porém, superior ao verificado no Brasil como um todo (0,9%), com avanços em 24 dos 27 estados.

Os maiores avanços ocorreram em Piauí (15,3%), Acre (12,7%) e Mato Grosso do Sul (7,9%). Por outro lado, os únicos estados com índice negativo foram Pernambuco (-2,3%), Mato Grosso (-1,9%) e Amapá (-1,7%).

Com o resultado de março, os serviços na Bahia seguiram operando 9,2% acima do patamar registrado em fevereiro de 2020, no pré-pandemia.

Na comparação com março de 2022, o setor também se manteve em alta na Bahia. Houve avanço de 9,6% no volume dos serviços prestados frente ao mesmo mês do ano anterior. Com o resultado positivo, a Bahia chegou a 2 anos seguidos de crescimento mensal nesse indicador, que registra resultados positivos há 24 meses, desde abril de 2021.

Nesse confronto, o aumento do volume de serviços prestados na Bahia também foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (6,3%), sendo o 15º mais elevado entre os 27 estados, 26 dos quais apresentaram avanço.

As maiores altas ocorreram no Piauí (20,6%), Tocantins (18,6%) e Acre (17,9%). O único estado com queda foi o Distrito Federal (-0,6%).

Assim, no acumulado no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período no anterior, os serviços baianos apresentaram crescimento de 8,7%, em um avanço superior ao nacional (5,8%) e o 13º mais relevante do país.

Nos 12 meses encerrados em março/23, os serviços baianos também sustentaram avanço (6,0%). A variação, porém, está abaixo da verificada no Brasil como um todo (7,4%), e foi apenas o 20º crescimento, dentre os 27 estados.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/