Unidade da Hemoba em Alagoinhas tem novo endereço

MunicípiosSaiba mais

Unidade da Hemoba em Alagoinhas tem novo endereço

A UCT possui capacidade para até 300 bolsas/semana 

Crédito: ASCOM HEMOBA
Com a inauguração na terça-feira (2) do novo prédio em anexo ao Hospital Regional Dantas Bião, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no município de Alagoinhas, mudou de endereço para a Rua Dantas Bião 49, Centro. A UCT conta com quatro poltronas de coleta e possui capacidade para até 300 bolsas/semana e 1.200 bolsas/mês, considerando a capacidade de coleta de 60 bolsas por dia.

A nova unidade possui uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, farmacêutico-bioquímicos, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos, auxiliares em serviços gerais, recepcionistas e vigilantes. Atende uma população de mais de 556 mil habitantes que moram nos dezoito municípios da região, como Alagoinhas, Acajutiba, Aporá, Araças, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.

A Hemoba em Alagoinhas realiza o cadastro de medula óssea e a coleta de sangue dos candidatos voluntários, convocados e de reposição, através de demanda espontânea, grupos organizados e/ou campanhas de mobilização social; o processamento de bolsas de sangue dos doadores, testes imunohematológicos de receptores e expedição de hemocomponentes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para doadores e de 24 horas para expedição e compatibilidade de bolsas para transfusão.

Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Prazo das vacinas - Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por 7 dias. Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/