Vendas no varejo baiano sofrem redução de 0,4% em outubro

MunicípiosDiz IBGE

Vendas no varejo baiano sofrem redução de 0,4% em outubro

O resultado ficou aquém do registrado no Brasil 

Crédito: Divulgação

Em outubro de 2022, as vendas do comércio varejista na Bahia tiveram variação negativa (-0,4%) frente ao mês anterior (setembro), na série com ajuste sazonal. A queda veio após dois avanços seguidos nessa comparação (+1,4% de julho para agosto e +0,4% de agosto para setembro).

O resultado das vendas do comércio baiano ficou aquém do registrado no Brasil como um todo, onde houve alta de 0,4%, na passagem de setembro para outubro, com crescimentos em 16 dos 27 estados. Amapá (5,1%), Roraima (2,1%) e Acre (2,0%) tiveram os maiores aumentos das vendas; Paraíba (-6,8%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Tocantins (-0,9%), os recuos mais intensos. A Bahia teve a 9ª maior queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

Com o resultado de outubro, o comércio varejista da Bahia entrou o último trimestre de 2022 apresentando um volume de vendas ainda 7,8% abaixo do patamar verificado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

Além disso, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (outubro de 2021), o resultado das vendas do varejo na Bahia foi negativo (-1,6%) pela sétima vez consecutiva (recua desde abril) e foi, mais uma vez, a segunda queda mais intensa entre os estados, acima apenas do registrado em Tocantins (-3,8%).

No Brasil como um todo, as vendas cresceram 2,7% em outubro 22/outubro 21, resultado positivo acompanhado por 22 das 27 unidades de Federação. Paraíba (31,3%), Amapá (23,4%) e Roraima (16,4%) tiveram os maiores aumentos.

Com a nova retração em outubro, as vendas do varejo baiano acumulam queda de 4,3% no ano de 2022, frente ao mesmo período de 2021. O indicador acumulado no ano se mantém negativo há 11 meses, desde dezembro de 2021, e seguiu como a segunda retração mais profunda dentre os estados, superior apenas à registrada em Pernambuco (-4,5%).

No Brasil como um todo, o varejo sustenta alta de 1% no acumulado no ano, com resultados positivos em 18 das 27 unidades da Federação.

No acumulado nos 12 meses encerrados em outubro (frente aos 12 meses anteriores), o varejo baiano também continua em queda (-6,2%), mantendo o pior resultado do país. No Brasil como um todo, o comércio já apresenta variação positiva no volume de vendas nesse indicador (0,1%), com altas em 14 dos 27 estados.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/