Agora lei, mapa deve traçar perfil da violência em Feira de Santana

PolíticaFerramenta

Agora lei, mapa deve traçar perfil da violência em Feira de Santana

Projeto foi aprovado em segunda discussão na Câmara

Crédito: Divulgação

O projeto de lei que cria o Mapa Municipal da Violência, de autoria do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), foi aprovado por unanimidade em 2ª discussão na Câmara Municipal na sessão na quarta-feira (8). A proposta do Mapa é registrar, organizar e divulgar informações principalmente sobre os homicídios, mas também sobre outros tipos de crimes cometidos em Feira de Santana, contribuindo para a elaboração de políticas públicas de combate e, principalmente, de prevenção à violência.

Feira de Santana é, atualmente, o 9º município mais violento do mundo dentre aqueles de porte semelhante, de acordo com ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. Segundo o vereador autor do projeto, essa é uma realidade que só pode ser enfrentada com inteligência e estratégia, e políticas públicas com essa natureza precisam de dados e de informações para serem elaboradas. Entretanto, o município não dispõe atualmente de nenhum mecanismo governamental com este caráter, e a divulgação e caracterização dos crimes violentos em Feira de Santana tem estado a cargo apenas da imprensa.

O Mapa Municipal da Violência deve apresentar indicadores por gênero, raça e idade das vítimas, além da localização das ocorrências, contribuindo para o diagnóstico das áreas mais vulneráveis e de perfis de quem é assassinado. O projeto segue agora para sanção da prefeitura e publicação em Diário Oficial. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/