ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues

PolíticaEmprestimo

ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues

Os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIs) 

Foto: Reprodução

 O 23º pedido de empréstimo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi aprovado, em regime de urgência, pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), durante sessão desta terça-feira (16). A proposição teve votos contrários da oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL).

Com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 26.097/2026, o Executivo estadual poderá contratar até R$ 720 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somados aos outros empréstimos solicitados pelo Executivo, o total chega a quase R$ 27 bilhões.

O texto indica que os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIs) e a liberação do financiamento está condicionada ao cumprimento das exigências dos órgãos federais responsáveis pela análise econômico-financeira, além da concessão de garantia da União.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O projeto foi encaminhado pelo governador à presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), com solicitação de tramitação em caráter de urgência, o que acabou sendo aprovado pelo plenário.

Na justificativa, o Executivo afirmou que o montante será destinado a investimentos em infraestrutura física, com foco nas áreas de educação e saúde, em diferentes regiões do estado.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/