Audiência na Câmara Municipal comemora 47 anos da UEFS

PolíticaFeira de Santana

Audiência na Câmara Municipal comemora 47 anos da UEFS

Reitora apela por mais emendas orçamentárias 

Crédito: Divulgação
Com iniciativas que alcançam 150 municípios da Bahia, conceito de excelência no índice geral de cursos desde 2017 e 50 convênios firmados com 18 países, as ações da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) têm influência não só local, mas de dimensão internacional. A afirmação foi feita pela professora Amali de Angelis Mussi, reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na segunda-feira (29) na Câmara, durante a sessão especial comemorativa aos 47 anos de fundação da entidade baiana de ensino superior proposta pelo vereador Silvio Dias (PT) e conduzida pela presidente Eremita Mota (PSDB). "Através deste trabalho, Feira de Santana se faz conhecida em diversos países", disse Amali, ao frisar a necessidade de se defender maiores investimentos para as universidades públicas estaduais.

A reitora solicitou apoio do Poder Legislativo por meio de emendas orçamentárias. Disse que com estes recursos é possível ampliar a prestação de serviços de ensino e extensão, além de iniciativas de apoio à população carente, na alfabetização de adultos, atendimentos médicos e odontológicos. Um dos destaques da UEFS, a creche, cujo projeto pedagógico é reconhecido nacionalmente, aguarda ajuda para ampliação. Entre as prioridades da instituição, o apoio para dobrar o número de beneficiados com a política de permanência estudantil, fortalecimento do Centro de Educação Básica e qualificação dos laboratórios de pesquisas acadêmicas. Para que esses objetivos possam ser cumpridos, há necessidade de suporte financeiro.

Silvio Dias pontuou que a UEFS promove a inclusão das pessoas e realiza um trabalho que "extrapola os seus muros", a exemplo do Centro de Saúde da Mulher, que proporciona diversos atendimentos às pacientes feirenses. Na condição de ex-aluno, revelou o parlamentar, sempre encontrou as "portas abertas" para discutir projetos de parceria na instituição: "A história de Feira pode ser contada com um antes e o depois da universidade, onde estão todas as classes sociais, indígenas e quilombolas". Os vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL) e José Carneiro Rocha (MDB) também se pronunciaram sobre a importância da UEFS para Feira de Santana.

O gerente do Centro Cultural do Sesc de Feira de Santana, Fabrício Freitas, ex-aluno da UEFS, destacou a parceria dessas instituições na realização do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento pioneiro na Bahia e um dos mais antigos do Brasil. Kelly Mello, também ex-aluna da UEFS, falou da Alfagari, parceria iniciada em 2017 entre a universidade e a empresa privada Sustentare voltada a alfabetização de trabalhadores da limpeza pública, e conclamou a sociedade feirense a iniciativas semelhantes para que "mais pessoas vivenciem os benefícios que a educação proporciona". A sessão ainda registrou um breve discurso da vice-reitora Evanilda Souza de Santana Carvalho e do ex-reitor, professor doutor Evandro do Nascimento Silva. Prestigiaram a sessão profissionais do corpo administrativo e acadêmico da UEFS, diversos alunos, ex-alunos e representantes de entidades ligadas à educação do município. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/