Jair Bolsonaro tensionava para que contas fossem pagas ‘na boca do caixa’, diz Mauro Cid antes ser preso

PolíticaSaiba mais

Jair Bolsonaro tensionava para que contas fossem pagas ‘na boca do caixa’, diz Mauro Cid antes ser preso

Cid revelou que Jair Bolsonaro era contra o uso de cartão de crédito

Crédito: Allan Santos/PR

O uso de cartões de crédito para fazer compras e de caixas eletrônicos para pagar contas era uma orientação do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo relatos de um de seus mais próximos assessores na Presidência da República – o ajudante de ordens Mauro Cid, tenente-coronel do Exército.

Cid foi preso no início de maio sob suspeita de participação em um esquema de fraude em comprovantes de vacinação contra a Covid dele e de Bolsonaro. A descoberta foi feita a partir da quebra de sigilo do ex ajudante de ordens no inquérito sobre um outro assunto – o vazamento de dados de uma investigação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com publicação do G1.

Essa quebra de sigilo revelou também conversas em que o ex-assessor relata pagamentos em dinheiro vivo de despesas da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e parentes. Essa prática, segundo a Polícia Federal, dificulta a identificação de quem enviou o dinheiro, que viu indício de desvio de dinheiro público no caso.

Numa conversa em março – cerca de dois meses antes de ser preso –, entretanto, Mauro Cid revelou nos bastidores a interlocutores que Bolsonaro era contra o uso de cartão de crédito, e que queria que todas as contas fossem pagas na boca do caixa "para não ter problema".

Esse costume, na versão de Cid, teria levado o ex-presidente a chegar ao fim do mandato sem dinheiro no banco para "comprar uma casa" – em 2022, Bolsonaro declarou ao Tribunal Superior Eleitoral ter cerca de R$ 900 mil em contas correntes e poupanças.

O ex-assessor relata que tinha conhecimento sobre a rotina nas contas do ex-presidente, tirando extratos semanais para, alegava, checar se não havia ocorrido algum depósito não solicitado que pudesse causar problemas para Bolsonaro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/