Brasil é 142º no ranking de participação de mulheres na política

PolíticaDiz pesquisa

Brasil é 142º no ranking de participação de mulheres na política

Foram 192 países analisados

Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

De 192 países analisados, o Brasil ocupa a 142ª posição do ranking internacional de participação de mulheres na política. A classificação foi elaborada pela União Interparlamentar com base na composição dos parlamentos de cada país na esfera federal. Na América Latina, só o Haiti fica atrás do Brasil na lista, que foi atualizada em outubro.

Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, no Brasil, as mulheres representam apenas 15% da Câmara dos Deputados. No Senado, este número é ainda menor. Da bancada de senadores eleitos em 2018, 11,58% são do sexo feminino.

Já nas Câmaras Municipais, a porcentagem feminina aumenta, mesmo que muito pouco. Em 2020, foram eleitas 898 vereadoras, o que corresponde a 16,51% dos assentos, embora as mulheres representem 52,50% do eleitorado brasileiro.

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei para combater violência política contra mulheres. A lei prevê pena de um a quatro anos de prisão, além de multa, para quem "assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/