Câmara aprova projeto que torna Secretaria da Mulher definitiva

PolíticaFeira de Santana

Câmara aprova projeto que torna Secretaria da Mulher definitiva

A secretaria foi criada em 2020 em caráter extraordinário

Crédito: Divulgação

Na manhã de terça-feira (13), foi aprovado em primeira e segunda votações o projeto do Poder Executivo que torna a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres uma pasta definitiva da Prefeitura de Feira. A secretária nasceu em fevereiro de 2020 em caráter extraordinário e é comandada pela vereadora licenciada Gerusa Sampaio.

Agora, a secretaria passa a ter autonomia e não será mais vinculada ao gabinete do prefeito Colbert Martins (MDB). Agora, falta só que o chefe do Executivo feirense sancione a lei, caso ainda nesta semana aconteça, a Secretaria já vai participar do futuro Orçamento para 2023 com dotação própria.

A secretária Gerusa Sampaio comemora a aprovação do Projeto. "Considerando não só a importância, assim como a relevância do papel do município na defesa incessante pela garantia dos direitos e defesa das mulheres, na iniciativa pioneira de consolidar as políticas públicas desse recorte, nasceu em 2020 a Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres. Neste 13 de Dezembro de 2022, é em especial mais um dia para celebrar. Após dois anos como secretaria extraordinária, foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores o projeto tornando a Secretaria Extraordinária em Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres", diz.

"Enquanto Secretária e pioneira da pasta, me sinto honrada e lisonjeada em além de fazer parte do processo de implantação celebrar esse marco em nosso Feira de Santana. Aproveito a oportunidade para agradecer em nome de toda a equipe da SMPM e de todas as mulheres aos vereadores que não só votaram em nosso projeto, como reconhecem a importância da nossa secretaria para o município, em especial nossas mulheres", disserta a secretária, à reportagem do Jornal Folha do Estado.

Mesmo sendo parte da oposição na Casa, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), votou favorável ao projeto e falou sobre a importância dele. "O nosso posicionamento é que o projeto é benéfico para o povo feirense, especialmente para as mulheres que são maioria na nossa população. Era uma cobrança nossa que houvesse a votação e as adequações acontecessem a partir das emendas. Nós apresentamos três emendas, elas foram aprovadas como consenso inclusive dos vereadores governistas", comemorou o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). 

"Isso é importante porque agora na votação do orçamento nesse final de ano já vai ser possível definir um montante maior de recursos para o funcionamento da secretaria que tem um conjunto de missões vitais, entre elas enfrentar a violência contra a mulher que tem índices alarmantes na cidade", completou o parlamentar.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/