Prazo para políticos mudarem de partido começa na quinta, 3

PolíticaEleições 2022

Prazo para políticos mudarem de partido começa na quinta, 3

A 'janela' estará aberta até o dia 1 de abril

Crédito: Agência Brasil

Começa na quinta-feira (3), o período para deputados federais e estaduais realizarem a troca de partidos sem o risco de perder seus mandatos. A "janela" estará aberta até o dia 1 de abril.

Dessa forma, mesmo antes da chamada janela partidária, 39 deputados já deixaram a legenda pela qual foram eleitos em 2018. Por enquanto, o número é bem menor em comparação com a legislatura passada, quando 117 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1 de fevereiro de 2015 e 24 de fevereiro de 2018).

A saber, a expectativa é que as trocas durante a janela partidária alterem a composição das bancadas na Câmara dos Deputados. O partido União Brasil, resultante da fusão do PSL com o DEM, conta atualmente com a maior bancada, de 81 integrantes. Antes da fusão, o PSL tinha a maior bancada, com 55 deputados. O segundo lugar permanece com o PT, com 53 deputados.

Com isso, nas eleições de 2018, 30 partidos elegeram representantes para a Câmara dos Deputados. Com a fusão recente e outras incorporações e trocas de legenda, o número de siglas caiu para 23.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/