CPI da Saúde: diretora de OS fala sobre contratação de médicos para UPA

PolíticaCâmara Municipal

CPI da Saúde: diretora de OS fala sobre contratação de médicos para UPA

Profissionais são fornecidos por uma empresa de São Paulo 

Crédito: Divulgação
Os médicos que atuam na UPA da Queimadinha não são contratados diretamente pela Insaude, Organização Social responsável pela gestão do equipamento da Prefeitura de Feira de Santana. Esses profissionais são fornecidos por uma empresa localizada em São Paulo, segundo apurou nesta sexta-feira (19), a CPI da Saúde, criada pela Câmara para apurar supostas irregularidades na relação de institutos e cooperativas licitados com a Prefeitura, na administração de Unidades de Pronto-Atendimento e Policlínicas municipais. A Comissão Parlamentar de Inquérito interrogou três funcionárias da OS, entre as quais a sua diretora, Ivete Silveira Borges.

O presidente da CPI, Paulão do Caldeirão (PSC), o relator Professor Ivamberg (PT), o membro Galeguinho SPA (PSB) e os suplentes Pedro Cícero (Cidadania) e Lu de Ronny (MDB) consideraram estranha a estratégia da Insaude. Questionaram o porquê da subcontratação de médicos, o que segundo eles encarece os custos da prestação dos serviços. "Afinal, se a Organização Social não tem fins lucrativos, a empresa fornecedora é da iniciativa privada, precisa lucrar e isto faz com que as despesas para o Município, que é quem paga, sejam mais elevadas", diz o relator.

Diante da dificuldade da diretora para explicar porque os médicos, segundo Ivamberg "justamente os trabalhadores mais onerosos", são terceirizados pela Insaude, o advogado da Organização, João Vicente, que a assessorava, disse que o assunto poderia ser esclarecido à CPI por superiores dela, posteriormente.

Sobre atraso de salários, que motivou recentemente uma paralisação dos médicos na UPA da Queimadinha, Ivete disse que houve "retenção de valores" por parte da Secretaria de Saúde, embora a OS tenha feito "todas as comprovações" e não exista "problema de prestação de contas ou documental". Devido ao atraso no repasse dos recursos, "não conseguimos pagar aos médicos". A contabilidade dos valores a receber mensalmente pela Insaude é contabilizada em São Paulo. Os procedimentos realizados são informados através do sistema que repassa automaticamente todas as informações e "lá é feito o controle".

O presidente Paulão do Caldeirão considerou importantes os depoimentos de hoje. "Estamos iniciando um trabalho de investigação e esperamos obter os esclarecimentos esperados pela sociedade", disse ele, ao anunciar para a próxima terça, às 14 horas, no plenário da Câmara, a próxima audiência da CPI. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/