De olho em 2026, Democracia Cristã inicia nova fase na Bahia sob comando de Colbert Martins

PolíticaEleições

De olho em 2026, Democracia Cristã inicia nova fase na Bahia sob comando de Colbert Martins

O dirigente assume com a missão de reestruturar o partido e prepará-lo para as eleições de outubro do ano que vem. 

Foto: Reprodução

O Partido Democracia Cristã (DC), passa por um novo momento político, na Bahia. A legenda está agora sob o comando de Colbert Martins da Silva Filho, cuja nomeação como presidente estadual foi oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sexta-feira (10). 

O dirigente assume com a missão de reestruturar o partido e prepará-lo para as eleições de outubro do ano que vem. Ontem, durante entrevista na Rádio Sociedade, o ex- -prefeito de Feira de Santana falou sobre o desafio e destacou a fase de reorganização pela qual a sigla passa em nível nacional. "O partido é presidido nacionalmente por João Caldas, que foi meu colega em Brasília durante 10 anos. 

O presidente do DC em São Paulo é Cândido Vaccarezza, também ex-deputado federal. O partido está em reestruturação, e esse é o grupo que queremos organizar a partir de agora", afirmou durante a entrevista. 

Segundo Colbert, a nova direção estadual pretende priorizar a filiação de pré-candidatos sem mandato eletivo, com o objetivo de estimular a renovação política e fortalecer a presença da DC, no cenário baiano. Já quando questionado sobre o cargo político que ele disputará nas eleições do ano que vem, ele respondeu:

"Eu vou discutir esse assunto com ACM Neto, com o prefeito Bruno Reis, com Zé Ronaldo e com todo o nosso grupo. [A decisão será tomada por] todos nós que fazemos parte desse mesmo grupo. Não é a questão apenas de ter o partido, é a questão de definir com o grupo quais são as estratégias que possam ser colocadas para que se tenha a possibilidade de discutir as candidaturas como um todo, deputados federais, deputados estaduais, as candidaturas de apoio, e nós vamos apoiar ACM [para o cargo de governador], não tenho a menor dúvida disso também", disse Colbert. 

Com ampla experiência na vida pública, Colbert foi deputado estadual pelo MDB, depois foi para o PPS quando se elegeu deputado federal pela primeira vez apoiado pelo grupo do então candidato vencedor para governador da Bahia, Jaques Wagner. Ao retornar para o MDB, voltou a assumir a vaga de deputado federal por 2 vezes em substituição aos titulares licenciados. Mais recentemente, Colbert foi prefeito de Feira de Santana por duas vezes. Voltou a deixar o MDB e, agora, está na liderança do Democracia Cristã. Atualmente, ele atua como assessor da Secretaria de Governo de Salvador, na gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/