Feira de Santana é homenageada na Câmara dos Deputados pelos 192 anos de emancipação política
O requerimento para a sessão foi de autoria do deputado federal Zé Neto, que destacou a importância da união política em torno do desenvolvimento da cidade.
O requerimento para a sessão foi de autoria do deputado federal Zé Neto, que destacou a importância da união política em torno do desenvolvimento da cidade.
"Tenho enorme satisfação em ver minha cidade reunida, governador, prefeito, reunida, acima de disputas partidárias, de qualquer coloração, superando as diferenças e buscando unidade e convergência para mostrar que quando a nossa cidade se une, ela busca seus sonhos. Não poderia esquecer também da importância de frisar a questão da ferrovia, pois ela é uma questão central nessa construção e nós temos que que viabilizar a Transoceânica que liga a Bahia até o Peru e isso vai dar independência a China e também grande parte do mundo para não precisar exclusivamente do Canal do Panamá", diz o deputado
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, ressaltou o crescimento de Feira de Santana e suas demandas em infraestrutura, além de relembrar os tempos em que era deputado federal representando Feira de Santana no Congresso.
"Essa sessão deve ser uma homenagem à Feira que completa 192 anos de história, sucesso e vitória. Uma cidade que cresce mais do que qualquer outra cidade do interior da Bahia, a 34ª cidade do país, maior entroncamento rodoviário do país, uma cidade de grande história. Entrar nessa Casa é impossível não lembrar do menino que saiu da sua casa aos 13 anos para estudar em Feira de Santana e conseguiu chegar aqui como deputado com uma expressiva votação naquela oportunidade. Um momento de saudade e de respeito a essa casa e de reconhecimento da importância da Casa da Democracia para o país. A unanimidade dos representantes de entidades de classe de Feira de Santana. Aqui temos empresários, trabalhadores, pessoas que fazem da cidade de Feira de Santana Viva, atuante, forte e vencedora. A cidade que tem necessidade de muitas outras conquistas, a exemplo do aeroporto".
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Lima, também enfatizou o papel estratégico do município.
"É com imensa honra, emoção e senso de oportunidade que ocupo esta tribuna no coração político do Brasil para prestar homenagem a minha amada cidade, Feira de Santana, que hoje completa mais um ano de emancipação política, de honra e glória. Feira de Santana é o maior entroncamento Rodoviário do Norte e Nordeste, é muito mais que um ponto de passagem e conta com um comércio expressivo e responsável por milhares de empregos. Apesar de toda essa força comercial e destaque logístico, ainda enfrentamos um gargalo que não condiz com a grandeza da nossa cidade. A ausência de uma infraestrutura aeroportuária a altura de nossa potência", diz.
Já professor Ivamberg, líder da oposição na Câmara de Vereadores, reforçou o caráter de reivindicação da missão.
"O maior objetivo de estarmos aqui principalmente é buscarmos melhorias para nossa cidade. Quando a gente pede que o aeroporto seja ampliado e melhorado, quando pedimos que o anel de contorno tenha a construção da alça Norte com a maior velocidade possível, entre outras demandas, é para que Feira de Santana seja tratada com respeito e com a representatividade que ela tem", defende.
O líder da bancada governista, o vereador José Carneiro, ressaltou o caráter comemorativo.
"Quero saudar a imprensa de Feira de Santana aqui presente e a todos os demais presentes. Feira de Santana completa 192 Emancipação Política e claro que temos muitos motivos para comemorar. Além das dificuldades enfrentadas, temos homens e mulheres capazes de lutar e consequentemente trazer vitórias para nosso povo", celebra.
Adriana Lima, presidente dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, chamou atenção para os desafios do campo e destacou o uso indiscriminado de agrotóxico.
"Estamos completando a existência de 192 anos. É muito simbólico estarmos aqui nesse espaço onde leis são criadas e muitos feirenses estão aqui para juntos celebrarmos e cobrarmos melhorias para nosso município. Como mulher agricultora e representante dos agricultores eu trago um apelo especial para essa Câmara. Nós temos um município com aproximadamente quase 1 milhão de habitantes e um número significativo é no meio rural que abastece a cidade em termos de alimentação e da agricultura familiar. Entretanto, a agricultura enfrenta um momento difícil, onde a zona rural sofre com uso abusivo de agrotóxicos e, além do envenenamento, acaba com estímulos para que a família produza seus alimentos", reclama.
Juscelino Brito, representando uma comissão de mais de 300 empresários feirenses, falou sobre o compromisso com o desenvolvimento sustentável e integral.
"Reverencio aqui os mais de 300 empresários, políticos e membros da sociedade que se reuniram para reafirmar de forma unificada o compromisso com nossa cidade e com o desenvolvimento sustentável e integral. A Missão Brasília não é uma visita protocolar, mas uma articulação estratégica que busca dialogar diretamente com o congresso nacional junto aos ministérios e governo federal para destravar projetos estruturantes, garantir novos investimentos para que os interesses de Feira de Santana sejam ouvidos. Nosso objetivo é claro: promover avanços nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, mobilidade, habitação, segurança e bem estar-social"
Durante a sessão, o hino de Feira de Santana foi executado pela cantora feirense Célia Zain, que se apresentou caracterizada como Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil na Bahia.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.