Feiraguay será reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural

PolíticaFeira de Santana

Feiraguay será reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural

Local passará a ser bem de domínio público

Crédito: Divulgação
O Centro Comercial do Feiraguay será reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural de Feira de Santana. A proposta, iniciativa conjunta dos vereadores Fernando Torres (PSD) e Luiz da Feira (PROS), foi aprovada por unanimidade, em primeira discussão, na sessão desta quarta-feira (27) da Câmara Municipal. O projeto prevê ainda a transformação da categoria de bem de uso comum para bem de domínio público, como forma de resguardar o espaço.

A importância do centro comercial, que ocupa uma área de quase cinco mil metros quadrados na Praça Presidente Médici, foi reconhecida pelos vereadores, que ressaltaram a condição de referência para Ferira de Santana em toda Bahia e até outros estados. O presidente da Casa e um dos autores da proposta, Fernando Torres, ressaltou o aspecto econômico do equipamento, que emprega milhares de pessoas e fatura em torno de R$1 milhão por dia.

Ele lembrou que viu "nascer" o espaço comercial e disse que não tem como não defender a manutenção do Feiraguay. "Eram barracas na rua, na época do então prefeito José Raimundo Azevedo", contou, ao agradecer os votos favoráveis dos vereadores presentes. O vereador Luiz da Feira também defendeu o projeto, destacando que são 26 anos de história e trabalho de pais de família no local, o que reafirma a importância socioeconômica para o município e região.

A iniciativa mereceu aplausos de vários parlamentares, alguns dos quais lembrando recente tentativa de transferência dos comerciantes instalados no Feiraguay e reforçando as críticas à gestão do Shopping Popular (Cidade das Compras), que na visão de Eremita Mota (PSDB), "não passa de um galpão", enquanto o espaço comercial é um dos mais importantes da Bahia, como afirmou Jurandy Oliveira (PL). Também se manifestaram a favor do projeto Professor Ivamberg e Silvio Dias, ambos do PT, Petrônio Lima (Republicanos), Lu de Ronny (MDB) e Pastor Valdemir (PV).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/