Gilmar Mendes autoriza pagamento de Bolsa Família fora do teto de gastos

PolíticaMinistro do STF

Gilmar Mendes autoriza pagamento de Bolsa Família fora do teto de gastos

Decisão acontece em meio às tratativas da liberação do teto por meio da PEC da Transição 

Crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou neste domingo (18) que o relator do orçamento de 2023, o senador Marcelo Castro (MDB), coloque os recursos destinados ao pagamento de programas sociais de combate à pobreza fora do limite do teto de gastos.

A decisão do magistrado acontece em meio às tratativas da liberação do teto por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que tramita no Congresso Nacional.

Segundo o UOL, Gilmar Mendes determinou, ainda, a manutenção do valor de R$ 600 no Bolsa Família autorizando, caso seja necessário, que o novo governo faça a utilização de crédito extraordinário para o pagamento deste valor aos beneficiários.

"Ante o exposto, defiro parcialmente as medidas formuladas pelo peticionante para, conferindo interpretação conforme à Constituição ao art. 107-A, II, do ADCT, assentar que, no ano de 2023, o espaço fiscal decorrente da diferença entre o valor dos precatórios expedidos e o limite estabelecido no seu caput deverá ser destinado exclusivamente ao programa social de combate à pobreza e à extrema pobreza, nos termos do parágrafo único do art. 6º, da CF, ou outro que o substitua, determinando que seja mantido o valor de R$ 600,00, e, desde já, autorizando, caso seja necessário, a utilização suplementar de crédito extraordinário (art. 167, § 3º, da CF)", disse o magistrado na decisão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/