Governador empossa vice-reitora e autoriza obras na Uefs
A gestão da nova vice-reitora segue até 2027.
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Uefs e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rita Brêda destacou a trajetória que construiu na educação básica e no ensino superior e agradeceu a indicação ao cargo feita pela reitora Amali Mussi e homologada pelo Conselho Universitário (Consu). "A esta universidade eu devo o que sou, o que tenho, o que aprendi e o que aprendo diariamente. O meu compromisso é dar continuidade ao projeto que é construído coletivamente, mantendo e fortalecendo os princípios que nos constituem", afirmou.
A parceria entre reitora e vice-reitora foi enfatizada por Amali Mussi. A reitora da Uefs agradeceu o trabalho que realizou com a professora Eva Carvalho, a quem desejou um restabelecimento pleno da saúde, e o convite aceito por Rita Brêda. "Nós sabemos que esse lugar não é um lugar pequeno, não é um lugar tranquilo, mas quando nós temos ao nosso lado pessoas que acolhem, respeitam e dão o seu melhor, tudo fica mais fácil. Tenho certeza que vamos dar continuidade à gestão com muito amor. A nossa grande marca é na questão da relação e tratamento das pessoas. A valorização das pessoas é a grande marca dessa gestão", disse.
Participaram da cerimônia de posse os secretários estaduais de Educação, Rowenna Brito, Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, e Relações Institucionais, Jonival Lucas, os reitores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, o vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué dos Santos, a diretora do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Mírian Reis, e a diretora-geral do campus de Feira de Santana do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Erika Aparecida Lima.
Também estiveram presentes o reitor da Uefs José Carlos Barreto (2007-2015), os vice-reitores Washington Moura (2007-2011), Genival Correa (2011-2015) e Norma Lúcia Fernandes (2015-2019), diretores de departamentos, coordenadores de colegiados e chefes de unidades, além do deputado estadual Robinson Almeida, do diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Handerson Leite, e de representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Investimentos na Uefs
Em visita ao campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues entregou o Pavilhão de Aulas I, que conta com três pavimentos, 36 salas e infraestrutura de climatização e instalação de aparelhos de datashow e de televisão. Ele conheceu o espaço e conferiu como o novo prédio vai facilitar a distribuição das salas de aulas teóricas da instituição. O investimento foi de mais de R$ 15 milhões de reais.
O governador também visitou duas obras importantes para a Uefs: a construção de uma nova Unidade Escolar de Tempo Integral, que vai sediar o Centro de Educação Básica II, e a conclusão do Auditório Central, ambos com investimentos de quase R$ 30 milhões. O prédio do CEB vai substituir as instalações da unidade que atualmente atende alunos do Ensino Fundamental no Centro Social Urbano (CSU).
No espaço em que será construído o CEB II, Jerônimo Rodrigues foi recebido pelos estudantes do Centro de Educação Básica I. As crianças quiseram saber detalhes da obra, como se teria quadra de esportes e espaços culturais. "Aqui é um laboratório onde os professores da área de educação, de licenciadora fazem a sua residência, aprendem a dar aula, a lidar com as crianças. Aqui também funciona como um ambiente de creche de funcionários da universidade, professores e técnicos, deixam seus filhos para poder ampliar a sua capacidade de crescimento. As duas são obras de um ano. Esperamos voltar em julho, agosto do ano que vem para entregar", explicou o governador.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.