Governo brasileiro ainda não pediu redução de tarifa aos EUA, diz Alckmin

PolíticaRedução de tarifa

Governo brasileiro ainda não pediu redução de tarifa aos EUA, diz Alckmin

Vice-presidente também negou que o Brasil tenha solicitado prorrogação do prazo para o início da aplicação de taxas, em 1º de agosto 

Foto: Júlio César Silva/MDIC

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, negou que o governo federal tenha pedido aos Estados Unidos uma redução na tarifa de 50% anunciada sobre a importação de produtos brasileiros. Alckmin também negou que o Brasil tenha pedido uma prorrogação do prazo para o início da aplicação da tarifa, marcada para 1º de agosto.

"Não tem procedência, o governo não pediu prorrogação de prazo e não fez nenhuma proposta sobre alíquota, sobre percentual", disse. O vice-presidente argumenta que, antes de o governo tomar qualquer decisão, é fundamental ouvir o setor privado, que mantém interlocução direta com o mercado norte-americano.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"O que estamos fazendo é ouvindo os setores mais envolvidos, para o setor privado participar e se mobilizar com seus parceiros nos Estados Unidos", disse. Para isso, o governo anunciou a criação de comitê interministerial criado para elaborar uma resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Além de pensar em como negociar com os EUA, o comitê também vai discutir caminhos alternativos caso não haja acordo, como a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros. A expectativa do governo é tentar uma solução diplomática antes da entrada em vigor da tarifa, marcada para 1º de agosto. A primeira reunião do grupo acontece nesta terça-feira (15). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 15 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/