Anelize Almeida deve chefiar Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

PolíticaAnúncio

Anelize Almeida deve chefiar Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Anúncio foi feito nesta segunda, 19, pelo futuro ministro da Economia

Crédito: Divulgação

O futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, anunciou, nesta segunda-feira (19), Anelize Almeida, para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), e Gustavo Caldas, como subprocurador-geral da Fazenda. O ex-prefeito de São Paulo irá chefiar uma das principais pastas no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Eu cuidei pessoalmente na seleção de Anelize e Gustavo", disse Haddad, em anúncio realizado no Gabinete de Transição, em Brasília. Os nomes passarão a integrar os órgãos a partir de 2023.

Anelize é procuradora da Fazenda desde 2006. Ela é mestre em política pública pela Universidade de Oxford e pós-graduada em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

"Estou radiante de estar aqui. Acho que o ministro Haddad tem essa percepção de que quanto mais investimento em diversidade e pluralidade, mais o ministério e a sociedade ganham com isso", disse Anelize.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional representa a União em causas fiscais, nas cobranças judicial e administrativa de créditos tributários e não tributários e no assessoramento e na prestação de consultoria ao Ministério da Fazenda.

A PGFN é vinculada administrativamente ao Ministério da Fazenda e juridicamente à AGU (Advocacia-Geral da União). Atualmente, o órgão é comandado por Ricardo Soriano de Alencar.

Na ocasião, Hadda afirmou que a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula é "complexa e tensa". O futuro ministro ainda mostrou otimista em relação aos problemas econômicos que serão encontrados em 2023.

"É absolutamente possível que tenhamos um cenário um cenário de sustentabilidade das contas públicas. Teremos medidas estruturais como a Reforma Tributária e outras medidas conjunturais para a máquina pública e por isso estamos escolhendo dois advogados públicos", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/