Haddad aprova decisão do STF e promete construir orçamento junto com Legislativo

PolíticaEconomia

Haddad aprova decisão do STF e promete construir orçamento junto com Legislativo

Futuro ministro declarou que próximo governo perseguirá 'neutralidade fiscal'

Crédito: Divulgação

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reagiu positivamente nesta segunda-feira (19) à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional o orçamento secreto. 

Durante coletiva, Haddad ressaltou que pretende, na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, construir o orçamento junto com o Congresso Nacional mas dentro dos parâmetros constitucionais.

"É absolutamente possível construir uma alternativa (ao orçamento secreto) que dê protagonismo (ao Congresso Nacional), mas respeitados os princípios constitucionais", disse Fernando Haddad. Ele avaliou que, a partir da decisão do Supremo, começará um novo relacionamento do Executivo com os congressistas. "Há muitos mecanismos de fortalecimento do protagonismo do Legislativo na condução do orçamento público, com transparência, discricionariedade, aderência das propostas dos parlamentares aos programas governamentais", concluiu.

O ministro indicado pelo presidente eleito declarou que o próximo governo perseguirá a 'neutralidade fiscal', assim definida como um volume global de despesas na mesma proporção do PIB. Haddad pregou que o orçamento do próximo ano não pode ser menor do que o de 2022.

Com informações do G1.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/