Jerônimo Rodrigues visita planta de produção de hidrogênio verde em última agenda na Espanha

PolíticaGovernador da Bahia

Jerônimo Rodrigues visita planta de produção de hidrogênio verde em última agenda na Espanha

Substituto de combustíveis tradicionais, hidrogênio verde tem diferentes aplicações 

Crédito: Eudes Benício/GOVBA

Geração de energia limpa e sustentabilidade foi o tema da última agenda da missão internacional de Jerônimo Rodrigues, na Espanha. Depois de quatro dias em Barcelona, o governador baiano foi à cidade de Puertollano, nesta quinta-feira (29), para conhecer uma planta de produção de hidrogênio verde. A unidade, que pertence ao grupo Iberdrola, está instalada na fábrica de fertilizantes da Fertiberia.

Iniciada com uma reunião da comitiva baiana com o gerente de Hidrogênio Verde da Iberdrola, Roque Bernadó Ibanez, a agenda teve, ainda, uma visita às instalações da planta onde é produzida a fonte de energia limpa. Durante a conversa, o gestor espanhol destacou o grande potencial da Bahia para a produção desse tipo de energia e, também, para outros projetos de descarbonização.

Logo após conhecer a produção, Jerônimo convidou os representantes do grupo para dar continuidade às conversas em solo baiano e conhecer as iniciativas do Estado nessa área. "Conversamos com a equipe que gerencia o projeto, para que a gente possa recebê-los na Bahia e avaliar a possibilidade de investimentos no estado para geração de hidrogênio verde", comentou o governador.

Usado como substituto de combustíveis tradicionais, o hidrogênio verde tem diferentes aplicações. Pode ter uso industrial, em procedimentos da indústria química, como fonte de energia para ônibus urbanos e transporte marítimo, onde também já se experimenta. Outra possibilidade, na qual já se estuda o uso do hidrogênio verde, é para a substituição do gás natural em processos de alta temperatura.

Acompanharam o governador na visita à unidade o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida; e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães. Além dos representantes do Senai/Cimatec, Walter Pinheiro, relações corporativas e governamentais; Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação e reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia; e José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo e coordenador de programas.

Hidrogênio verde na Bahia

Para fortalecer a posição da Bahia na transição para uma economia de baixo carbono, o Governo do Estado lançou o Atlas do Hidrogênio Verde durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em dezembro do ano passado. O H²V Atlas Bahia é fruto de uma parceria entre o governo estadual e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), sendo o primeiro do mundo, destaca o potencial do estado na produção de energia limpa, consolidando-o como referência global no setor de energias renováveis. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da Bahia em promover práticas sustentáveis e preservar seus ecossistemas.

Paralelamente, a parceria entre o Governo e a Unigel - referência na produção de fertilizantes - é outro marco significativo no avanço rumo à economia de baixo carbono. A primeira etapa do projeto de implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde em Camaçari, já está em construção e conta com investimento de US$120 milhões e com a tecnologia de eletrólise de alta eficiência da alemã Thyssenkrupp Nucera.

A iniciativa também posiciona a Bahia como protagonista na produção de energias limpas, além de impulsionar a economia local e regional. A produção da Unigel inclui também a utilização da amônia verde como combustível, em especial por navios graneleiros e porta-contêinere. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/