Lixões ameaçam rios e MP pode acionar municípios, alerta vereador
A provocação é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB)
No intuito de preservar o meio ambiente e proteger rios como o Jacuípe, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deveria entrar com uma ação contra municípios que ainda mantém lixões a céu aberto, na região de Feira de Santana. A provocação é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que durante pronunciamento hoje (26), na Câmara, afirmou acreditar que o problema existe em cerca de 90% das cidades baianas, que "continuam mantendo lixões, sem destinar tratamento adequado aos resíduos. Isto é algo que aflige a nossa cidade e a região. Além de prejuízos para a população, tem gerado poluição em lagoas e outros mananciais".
Para exemplificar sua preocupação com o problema e justificando o chamamento ao órgão estadual, Jurandy Carvalho registrou que ao passar esta semana pelo município de Nilo Peçanha, viu uma cena lamentável. Segundo ele, um imenso lixão está prejudicando o ecossistema da reserva de Pratigi, no local que faz a ligação com a praia. "Precisamos, urgentemente, que o MP tome providências contra as cidades que ainda não tratam o lixo que produzem", cobrou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A situação de municípios da região, como Anguera e Riachão do Jacuípe, que não possuem área adequada para colocar o lixo, também foi citada como "preocupante" pelo vereador. "Já temos até legislação federal determinando o fim dos lixões. Ainda assim, vemos cidades jogando seu lixo a céu aberto e a população tendo que pagar o preço por isto", reclamou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.