Lula discute plano de ressarcimento a aposentados em reunião com ministros
Encontro no Alvorada ocorre após escândalo de fraudes no INSS envolvendo descontos indevidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (6), às 15h, no Palácio da Alvorada, com ministros e integrantes da cúpula da Previdência Social para discutir o ressarcimento de aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios.
Participam da reunião o novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o presidente recém-nomeado do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Também estarão presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Vinicius de Carvalho (CGU) e o adjunto da AGU, Junior Divino Fideles.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A pauta principal é o escândalo de descontos associativos não autorizados que, segundo investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), pode ter causado prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Os valores foram supostamente repassados a entidades e sindicatos sem o consentimento dos beneficiários.
O governo estuda um plano para ressarcir automaticamente os aposentados, sem necessidade de solicitação formal. De acordo com informações da CNN, será criado um canal exclusivo para pedidos de devolução, e entidades envolvidas nos repasses indevidos poderão ser responsabilizadas.
As medidas fazem parte de um plano coordenado entre o INSS, a AGU e a Dataprev, atualmente em fase final de elaboração, conforme informou a Advocacia-Geral da União.
Mudança no comando
A crise provocou mudanças na estrutura do governo. Na última sexta-feira (2), Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência após reunião com Lula. Ele foi substituído por Wolney Queiroz. Dias antes, Alessandro Stefanutto deixou a presidência do INSS após a deflagração da operação que apura as fraudes.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.