Projeto de lei propõe sistema integrado de atendimento para pessoas com autismo

PolíticaFeira de Santana

Projeto de lei propõe sistema integrado de atendimento para pessoas com autismo

PL da vereadora Eremita Mota (PSDB) já tramita na Casa 

Crédito: Divulgação

Feira de Santana deverá passar a contar com um Sistema Municipal Integrado de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Esse é o objetivo do projeto nº 109/2023, de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), aprovado em 1ª discussão na sessão ordinária desta quarta-feira (29). A proposta visa instituir diretrizes para a plena efetivação dos direitos fundamentais decorrentes da Constituição Federal e das Leis Estaduais e Municipais, que tratam desses cidadãos.

Conforme o projeto, que deverá ser votado em 2ª discussão nos próximos dias, fica o Poder Executivo autorizado a realizar testes e avaliações específicos gratuitos para o diagnóstico precoce do autismo, preferencialmente em crianças entre 14 e 36 meses de idade, e "instituir e/ou manter e/ou adequar centros de atendimentos integrados de saúde, educação e assistência social especializados no tratamento de pessoas com Espectro Autista".

Também ficará o Governo Municipal autorizado a disponibilizar tratamento especializado em áreas como comunicação (fonoaudióloga), aprendizado (pedagogia especializada, com assistente/auxiliar terapêutica, se necessário), psicoterapia comportamental (psicologia), psicofarmacologia infantil (psiquiatria neurologista e neuropediatria), psiquiatria de adulto, capacitação motora (fisioterapia) e diagnóstico constante (neurologia) etc.

O Sistema Municipal Integrado de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista consiste em uma ferramenta para integrar os diversos serviços prestados a este público em Feira de Santana, devendo ser constituído de serviços de saúde e odontológico, educação, assistência social, informação e cadastro, esporte, lazer e cultura. Será formado por representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Ação Social; Esporte e Lazer, e Cultura, visando integrar as ações governamentais voltadas para pessoas autistas.

Conforme definido na 10ª versão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoa com espectro autista é aquela portadora de transtorno global do desenvolvimento. O diagnóstico precoce é a identificação nos três primeiros anos de vida dos sintomas característicos do TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/