PT planeja denunciar Jair Bolsonaro por liberação ‘indevida’ de recursos durante eleição

PolíticaIrregularidades

PT planeja denunciar Jair Bolsonaro por liberação ‘indevida’ de recursos durante eleição

'Indícios são muito graves, os desdobramentos também', declarou Aloizio Mercadante 

Crédito: Divulgação

O coordenador técnico da transição para o governo Lula (PT), Aloizio Mercadante (PT), anunciou nesta quinta-feira (1) que a equipe pretende denunciar o governo de Jair Bolsonaro (PL) por liberação "indevida" de recursos nas eleições.

O ex-ministro criticou o programa de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, lançado pela Caixa Econômica Federal durante a campanha presidencial. No total, R$ 4 bilhões foram liberados a dois milhões de pessoas.

Conforme Mercadante, após o Tribunal de Contas da União (TCU) questionar o programa, a Caixa teria dito que houve um problema no sistema, e parou de dar continuidade aos cadastros.

"Quando esse programa é lançado, o TCU acende um sinal de alerta porque não tem gestão de risco. […] Terminaram a campanha como se não existisse o programa, não justificam, é como se ninguém tivesse visto. Mas nós vimos e vamos representar ao Ministério Público, à Corregedoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e aos órgãos de controle", garantiu o petista.

O ex-ministro afirmou, ainda, que o grupo de trabalho de Cidadania, o qual Simone Tebet (MDB) faz parte, encontrou irregularidades no pagamento sociais . Dados obtidos pela pasta apontaram também irregularidades no cadastro do pagamento do Auxílio Brasil.

Segundo o relatório do grupo, na véspera das eleições, 2,5 milhões de adultos foram incluídos para receber o benefício, mas a condição do governo era propor que todos esses beneficiários fossem retirados pelo próximo governo em janeiro e fevereiro.

"É crime eleitoral o benefício indevido ao eleitor. Os indícios são muito graves, os desdobramentos também", declarou. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/