Rodrigo Pacheco diz que Cristiano Zanin 'será o indicado' de Lula para STF

PolíticaAdvogado do presidente

Rodrigo Pacheco diz que Cristiano Zanin 'será o indicado' de Lula para STF

'Avalio positivamente', disse presidente do Senado 

Crédito: Reprodução de vídeo
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (1) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar, até o fim do dia, a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A indicação é esperada e tida como certa desde a transição de governo, mas ainda não foi anunciada ou confirmada no "Diário Oficial" pelo Palácio do Planalto.

"Me encontrei ontem com Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e chegando nós vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça", declarou Pacheco.

"Avalio positivamente alguém que reúne condições e tem os predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal e essa é uma avaliação obviamente o colegiado do Senado Federal terá condições de fazer", prosseguiu.

O presidente do Senado confirmou ter se encontrado com Zanin na noite de quarta (31), como mostrou o blog do Valdo Cruz.

Os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre, também estiveram no compromisso, segundo o blog.

Quando a indicação for confirmada, o nome de Cristiano Zanin será enviado ao Senado. A indicação precisa ser aprovada na CCJ e no plenário.

A agenda oficial de Lula prevê uma reunião do presidente com Alcolumbre às 17h, no Palácio do Planalto. A sabatina de Zanin deve ser pauta do encontro.

Jantar de articulação

O blog do Valdo Cruz mostrou que o jantar desta quarta já faz parte das articulações para a aprovação do nome de Zanin pelo Senado ainda no mês de junho, antes do recesso parlamentar, em julho.

O último ministro indicado ao STF teve um embate com Davi Alcolumbre. André Mendonça, nomeado por Bolsonaro, ficou na geladeira durante meses até que o presidente da CCJ agendasse a sua sabatina.

Advogado de Lula que conseguiu reverter as acusações contra o hoje presidente, Zanin teve sua aprovação facilitada também pelo ministro Dias Toffoli.

O ministro, outro indicado por Lula, pediu transferência da Primeira para a Segunda Turma do STF, que é a que analisa casos da Lava Jato. Lewandowski atuava na Segunda turma e Zanin iria para ela. Agora, vai para a Primeira Turma.

Como Cristiano Zanin atuou em processos contra a Lava Jato, que inclusive ainda estão em tramitação, ele teria de acabar se declarando impedido para analisar esses casos, o que prejudicaria o funcionamento da Segunda Turma. Problema que foi solucionado com o pedido de transferência feito por Toffoli.

Com informações do G1.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/