Deputada federal baiana visita sede da Apae de Feira de Santana

PolíticaAssistência

Deputada federal baiana visita sede da Apae de Feira de Santana

Ela recebeu pedido de apoio em aprovação de lei de renúncia fiscal 

Crédito: Divulgação

São cerca de 2.100 pessoas com deficiência intelectual e autistas atendidas mensalmente pelos serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana. A instituição é composta por uma Escola Especial e um Centro Especializado em Reabilitação (CER), além de três complexos que contemplam o Núcleo Especializado em Pessoa com o Espectro do Autismo (Nepea), Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação (Cepre) e o Centro de Convivência dos Longevos (Conviver).

Para manter tudo isso, os custos são altos. Apenas com o CER, são R$ 147 mil mensais de recursos do Fundo Nacional da Saúde, mais R$ 25mil do Sistema Único de Saúde, através da Secretaria de Saúde do Município. E a Apae está credenciada no Programa Nacional de Assistência a Pessoa com Deficiência (Pronas-PCD), que é um mecanismo de incentivo fiscal a área de saúde, passível de renovação a cada cinco anos, para que a renúncia fiscal seja revista no Orçamento da União. E é no contexto dessas necessidades, que a Apae pediu apoio a deputada federal Lídice da Mata (PSB), que visitou a sede da instituição nesta sexta-feira, acompanhada do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), e do presidente do PSB em Feira e ex-procurador da Apae, Beto Tourinho.

A Apae aguarda a aprovação do PL 05307/2020, que já se encontra na Câmara dos deputados, para que se estabeleça o novo Ciclo do Pronas-PCD e pediu a Lídice mobilização neste sentido e também no sentido de mobilizar os deputados para apresentarem uma emenda de bancada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (Loas), para que haja destinação de recursos de emenda impositiva e ou renúncia fiscal, que possam ser utilizados para dar sustentabilidade nas ações já existentes na instituição. "Um dos grandes desafios nosso é conseguir dar continuidade as atividades já consolidadas, devido a necessidade de receita que cobra principalmente a folha de pessoal", explicou a presidente da Apae, Edna Queiroz.

De imediato, Lídice já garantiu a destinação de uma emenda individual e se empenhar para atender aos pedidos da instituição. "Somos parceiros do movimento Apae no Brasil, em Salvador e agora em Feira. Estamos aqui justamente para verificar as necessidades e nos comprometer com elas", frisou. E foi complementada por Angelo, que agradeceu a todos que fazem a Apae de Feira de Santana e disse que a presença de Lídice na instituição foi importante para avanço no propósito de contribuir com um projeto tão essencial e grandioso. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 04 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/