'Dia do Rei Pelé' ganha destaque na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

PolíticaProposta

'Dia do Rei Pelé' ganha destaque na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

Projeto de Lei 3928/23 busca homenagear legado eterno do Rei do Futebol

Crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados está no centro das discussões sobre a criação do "Dia do Rei Pelé". O Projeto de Lei 3928/23, apresentado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), propõe que a data seja celebrada em 19 de novembro, em homenagem ao ícone do futebol brasileiro. O parlamentar destaca o "legado eterno" deixado por Pelé, reconhecendo sua significativa contribuição para o Brasil e o esporte em geral. A pauta aguarda sua vez de ser levada ao plenário da casa para votação.

Ao justificar a iniciativa, Carreras ressalta o notável percurso de Pelé, nascido 52 anos após a abolição da escravidão, que superou desafios e saiu da pobreza para se tornar uma figura internacionalmente aclamada. O deputado destaca a importância do Rei do Futebol para a autoestima dos brasileiros, considerando-o uma "instituição nacional" e símbolo do Brasil em todo o mundo.

Crédito: Reprodução/X @luisfernanfilho

A escolha da data, 19 de novembro, faz referência ao momento épico em que Pelé marcou seu milésimo gol. O feito histórico ocorreu em 1969, durante a partida entre Vasco e Santos, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, no Maracanã. Após converter um pênalti, o gramado foi invadido por jogadores, torcedores e jornalistas, carregando o Rei do Futebol nos ombros.

A audiência de apresentação do Projeto de Lei, realizada nesta terça-feira (5), contou com a participação de personalidades como Paulo Cezar Caju, campeão mundial em 1970, e José Álvaro Carneiro, diretor do Hospital Pequeno Príncipe, instituição apoiada por Pelé em suas iniciativas beneficentes. Flávia Arantes do Nascimento, filha do Rei, contribuiu por videoconferência.

O Rei Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, vítima de câncer no cólon. Seu legado continua vivo, e a proposta de instituir o "Dia do Rei Pelé" busca eternizar a contribuição única desse ícone para o esporte e para a cultura brasileira. O inventário do Rei está em processo na 2ª Vara de Família e Sucessões de Santos, e a família, respeitando sua privacidade, conduz o processo com discrição. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/