TRE-BA inicia preparação das urnas eletrônicas com geração das mídias

PolíticaJustiça eleitoral

TRE-BA inicia preparação das urnas eletrônicas com geração das mídias

Dados eleitorais estão sendo gravados em cartões que serão inseridos nos equipamentos de votação

Em mais um passo na preparação para a votação de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza nesta quarta-feira (14) o procedimento conhecido como "geração das mídias", que consiste na gravação dos dados eleitorais, como nome e número dos candidatos, em dispositivos similares a pen drive, que serão posteriormente inseridos nas urnas eletrônicas.

São três tipos de dispositivos onde estão sendo registradas as informações essenciais para o processo eleitoral.

"A mídia de resultado sai daqui zerada porque só vai guardar os resultados ao final da eleição. A mídia de votação vai sair daqui com as fotos e nomes dos candidatos, e a mídia de carga, que tem todos os eleitores de todas as seções, tem a lista de seções, a lista dos candidatos, tem tudo. É essa mídia que serve pra preparar cada urna", explica André Cavalcanti, secretário de Tecnologia da Informação do TRE Bahia.

Na 1ª Zona Eleitoral, por exemplo, que possui 218 seções nos bairros da Graça, Barra, Canela e Garcia, com cerca de 70 mil eleitores, estão sendo geradas 240 mídias.

Depois de gravadas as informações, as mídias são guardadas em caixas, assinadas por um juiz, e posteriormente inseridas nas urnas eletrônicas. O procedimento de inseminação dos dados e lacração das urnas será iniciado na segunda-feira, 19.

A ação realizada hoje pelo TRE Bahia ocorre em todas as zonas eleitorais e é aberta ao público. Representantes das Forças Armadas e do Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros órgãos, acompanharam a gravação das mídias como entidades fiscalizadoras.

"Esse trabalho de hoje faz parte de uma auditoria maior, que está sendo conduzida por uma equipe de Brasília e que já vinha acompanhando o processo eleitoral desde o ano passado junto ao TSE. Agora, dois auditores de cada estado estão compondo a equipe para acompanhar esses procedimentos locais, como a preparação das urnas", detalhou Andrea Galvão, auditora do TCU.

O desembargador eleitoral substituto Marcos Ledo reforçou a importância de garantir a transparência do processo eleitoral.

"É um sentimento de felicidade. A Justiça Eleitoral nunca teve nada a esconder. A imprensa sempre acompanhou esse procedimento, os partidos políticos, Defensoria Pública, sempre se mostraram muito colaborativos. E, este ano, como forma de atestar ainda mais a lisura, temos as Forças Armadas", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/