Vereadores apoiam movimento pela permanência de Clécia Vasconcelos à frente da DEAM

PolíticaExoneração

Vereadores apoiam movimento pela permanência de Clécia Vasconcelos à frente da DEAM

O presidente do Legislativo, Marcos Lima (União), registrou a "importante e diferenciada atuação da profissional". 

Foto: Ascom/ Câmara
Em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pela delegada Clécia Vasconcelos à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), vereadores discursaram na sessão de hoje (27) da Câmara Municipal em apoio a um movimento que vem sendo registrado na cidade contra a exoneração dela, recentemente, pela Secretaria de Segurança do Estado. O presidente do Legislativo, Marcos Lima (União), registrou a "importante e diferenciada atuação da profissional".

Ele se pronunciou logo após ato público de um grupo de mulheres, realizado nas galerias da Casa, cobrando a ajuda dos vereadores para conseguir a recondução da delegada ao cargo de coordenadora da DEAM. "Ela conseguiu reduzir os índices de maltrato e agressão às mulheres. Além disso, tem um trabalho social reconhecido, a exemplo da caminhada que leva milhares de pessoas para as ruas de Feira, todos os anos", afirmou. Marcos Lima disse que a comunidade feirense ficou sem entender os motivos para uma mudança repentina, uma vez que a delegada realizava um trabalho "considerado excepcional".

Contrário à saída de Clécia Vasconcelos da DEAM com a respectiva transferência para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Ismael Bastos (PL) disse que a profissional era "uma das poucas coisas que funcionava na segurança pública da Bahia". Segundo o parlamentar, o estado vive um cenário de "caos" na área. E contrariando isto, ela fazia um trabalho excelente. "Também desconheço os motivos. E acho muito estranho. Portanto, apoiamos a volta da ex-titular ao cargo", declarou.

Prestando solidariedade aos manifestantes e à delegada exonerada do cargo, Lulinha da Gente (União) ressaltou que Clécia fez um brilhante trabalho na condução da DEAM. Atuou a favor de mulheres dos mais diversos segmentos e realizou trabalho social amplo, observou ele. "Foi organizadora da Caminhada em Combate à Violência Contra a Mulher, iniciativa que alcançou grande repercussão em Feira", destacou Lulinha, classificando como "um erro" a decisão do governador em retirá-la da coordenação da delegacia.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Líder do Governo Municipal no Legislativo, José Carneiro (União) pontuou "competência" e "imparcialidade", como características destacadas do trabalho desempenhado pela delegada durante sua gestão à frente da DEAM. "Não entendemos, o porquê de retirar alguém que vinha trabalhando com dignidade e competência. Espero que possam refletir melhor e mudar a decisão tomada", cobrou, parabenizando a delegada pelo "excelente" trabalho no período em que ficou na DEAM.

Entendimento também compartilhado pela vereadora Lu de Ronny (PV). "Se ela não fosse tão acolhedora e atenciosa, não teríamos este plenário cheio de mulheres se manifestando no dia de hoje", afirmou Lu, pedindo que o governador reavalie o retorno de Clécia ao cargo. "Um trabalho fantástico", opinou Pedro Américo (Cidadania) ao expressar seu sentimento em relação ao desempenho da ex-coordenadora da DEAM. Ele ressaltou que a profissional mantinha relação com todos os setores políticos, independentemente da ala ideológica. "Além disso, sabemos que se trata de um ato administrativo que pode ser desfeito", lembrou, ao pedir que a medida seja revogada a fim de Clécia voltar a atuar na função em que estava.

Edvaldo Lima (União) repudiou a exoneração da delegada do cargo e elogiou seu desempenho. "Competente, mulher lutadora, grande defensora da segurança pública do nosso Estado", elogiou. Tendo em vista, o reconhecimento de toda a sociedade sobre as realizações de Clécia Vasconcelos, Luiz da Feira (PP) defendeu que Jerônimo Rodrigues reveja a exoneração publicada. "Reconhecemos o grande trabalho desenvolvido pela delegada. E é justa a reivindicação para que o governador reveja o ato administrativo", disse. Esta mesma solicitação foi feita por Gean Caverna (Podemos), que parabenizou a ex-titular da DEAM ao discordar de sua saída do cargo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 29 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/