Vereadores cobram medidas de prevenção e socorro imediato em locais de atendimento ao público, após morte de idoso no CEAF

PolíticaDebate

Vereadores cobram medidas de prevenção e socorro imediato em locais de atendimento ao público, após morte de idoso no CEAF

 Para o vereador Pedro Américo, a ausência do socorro imediato pode ter colaborado para a morte do cidadão

Foto: Ascom/ Câmara
Vereadores defenderam, nesta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores a necessidade maior planejamento e prevenção, em ambientes de atendimento ao público na cidade, com a presença de profissionais treinados e uso de desfibriladores. O debate foi levantado após a morte do pecuarista Nilton Jorge Freitas, de 75 anos, que sofreu mal súbito na última terça-feira (13), quando estava nas dependências do Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF)

Para o vereador Pedro Américo, a ausência do socorro imediato pode ter colaborado para a morte do cidadão, e defendeu a necessidade de órgãos municipais, estaduais e federais terem estrutura e pessoal adequado para agir em situações que exigem primeiros socorros.

"Não se trata de favor governamental, mas de obediência a normas técnicas, já em vigor na Bahia. Inclusive, no âmbito do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil", observou.

Ele mencionou a Instrução nº 5, que fala da obrigatoriedade de estabelecimentos com grande público terem bombeiros civis no local, enquanto a Norma Técnica número 12 aponta a necessidade de todo local público ter um plano de emergência, desfibrilador e pessoal treinado para socorrer o indivíduo até a chegada de atendimento especializado, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ele sugeriu ainda que a Prefeitura fiscalize academias, shoppings, centros empresariais, supermercados, teatros e outros, visando verificar se mantém equipamentos mínimos de socorro à população. Contratação de bombeiros para trabalhar em locais de plantão de atendimento ao público e capacitação de servidores públicos para atuar em primeiros socorros, também foram sugeridas pelo vereador, que questiona se órgãos da Prefeitura têm projeto de plano de incêndio.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A opinião foi endossada pela vereadora Lu de Ronny, que criticou a "falta de ações preventivas nas estruturas públicas do Município". "Já era para existir este tipo de cuidado, a fim de evitar situações como a que ocorreu com o idoso. Estamos vendo as pessoas infartando, no dia a dia. E como legisladores podemos verificar formas de fazer com que as leis sejam devidamente cumpridas", alertou.

Considerando pertinente a discussão, o presidente Marcos Lima (União Brasil) disse que alguns órgãos do Município poderiam planejar treinamento e contratação de pessoal capacitado, pois os servidores "poderão atender e até salvar uma vida, nestes momentos". Líder do Governo na Câmara, José Carneiro (União) ressaltou a importância da atuação dos bombeiros civis, cuja presença nos ambientes públicos foi defendida pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), ao tratar sobre o mesmo tema. "Podem contar com meu apoio. Faremos o necessário para garantir, de fato, a prestação de primeiros socorros à nossa população", afirmou Carneiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 15 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/