Abraço grátis é promovido pela equipe do CAPS AD de Feira de Santana

Saúde e Bem EstarJaneiro branco

Abraço grátis é promovido pela equipe do CAPS AD de Feira de Santana

Ação foi realizada na manhã desta quarta, 17

Crédito: Divulgação/CAPS AD

Na manhã desta quarta-feira (17), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas (CAPS AD) esteve oferecendo abraços grátis a quem passava pelo final da Avenida Getúlio Vargas. A iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que chama a atenção para o cuidado com a saúde mental.

A coordenadora da Rede CAPS, Regicelia Silva, destaca que o gesto aparentemente simples traz diversos benefícios como proporcionar a sensação de acolhimento, conforto, diminuir a tensão, o estresse e o medo.

"Todos nós precisamos ser abraçados, mas diante de uma rotina agitada nem sempre conseguimos perceber aquilo é essencial. Um abraço não é só uma demonstração de apoio, ele pode ser um suporte para pessoas com depressão e ansiedade, existem estudos que comprovam isso", pontuou.

A coordenadora ressalta que, além da saúde mental, o abraço também pode trazer benefícios para a saúde física. "Se você está diante de uma pessoa que precisa de ajuda, mas não sabe o que fazer, abrace e fale, de forma gentil, sobre a necessidade de procurar uma unidade de saúde. Um abraço para quem está aflito, faz toda a diferença", frisou.

Sobre a Rede CAPS

Em Feira de Santana, cerca de 43 mil pessoas estão cadastradas nos CAPS. São assistidos pacientes com transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios comportamentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).

O atendimento especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, clínico-geral, enfermeiros e auxiliares. Além dos CAPS, as pessoas podem procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs), UPAs, SAMU 192 e hospitais.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/