Cenário das síndromes gripais é debatido por enfermeiros da rede municipal

Saúde e Bem EstarVírus Respiratórios

Cenário das síndromes gripais é debatido por enfermeiros da rede municipal

 Até o início deste mês, Feira de Santana registrou 1.067 casos de síndromes gripais.

Foto: Secom/ PMFS
Até o início deste mês, Feira de Santana registrou 1.067 casos de síndromes gripais. Dessas, as com maiores números foram a covid-19 que registrou 304 notificações, a influenza com 293 e a sincicial com 270. A queda foi de 36,4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

Durante a capacitação realizada para enfermeiros, nessa quinta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi debatido o cenário epidemiológico da cidade e o perfil dos pacientes.

O enfermeiro referência técnica em vírus respiratórios da SMS, Luciano Ferreira, pontuou a importância da vacina para a diminuição da covid ao longo dos anos.

"Se conseguirmos fechar o mês de junho sem óbitos por covid, teremos conseguido reduzir em cerca de 30% as mortes por covid em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Estamos há mais de 50 dias sem registrar óbitos pela doença no município, o último foi em 20 de abril", destacou.

Para a enfermeira, Gessiane Cerqueira, que atua no Ambulatório de Infectologia, foi um momento de aprendizado, uma vez que sintomas gripais podem ser confundidos com dengue.

"Apesar de não fazermos esse atendimento de síndromes gripais na unidade, foi proveitoso para saber onde encaminhar o paciente, além de estar atento ao início dos sinais pra gente conseguir diferenciar de outras infecções, como a dengue que é o nosso foco de assistência", ressaltou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/