Centro de Testagem realiza mais de 2 mil exames em dois dias da Micareta de Feira
O secretário Rodrigo Matos visitou o local a convite de Roberta Santana
Durante os dois primeiros dias da Micareta de Feira de Santana, o Centro de Testagem para HIV, Sífilis e Hepatites Virais realizou 2.277 exames, dos quais 50 apresentaram resultado reagente, a maioria para sífilis. Os testes são gratuitos e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo do Estado.
Na tarde deste sábado (4), o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, visitou o local de testagem, acompanhado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. A unidade está instalada na rua Ari Barroso, ao lado da Concessionária BYD, e funciona das 14h às 3h.
Rodrigo Matos destacou a importância da presença da unidade de testagem durante a festa, reforçando a parceria institucional como forma de otimizar os serviços e reduzir os gastos públicos. Já Roberta Santana ressaltou o sucesso da integração entre as esferas municipal e estadual, que permite levar ações de prevenção diretamente ao público.
"Essa parceria fortalece as ações. Precisamos quebrar o ciclo de transmissão das ISTs, e isso deve ser feito através de um trabalho preventivo, educativo e de testagem. E é justamente o que estamos realizando", afirmou Roberta.
Como funciona
Para fazer o teste, é necessário apresentar um documento com foto e preencher um breve cadastro. Em seguida, a pessoa é encaminhada para a Estação de Coleta/Testagem, onde uma pequena amostra de sangue é coletada. O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.
Independentemente do resultado, todos os foliões passam pela Estação de Aconselhamento, onde recebem orientações sobre prevenção das ISTs, uso de métodos contraceptivos e vacinação.
Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa é imediatamente encaminhada para início do tratamento. As equipes no posto são formadas por profissionais capacitados, prontos para acolher e orientar quem recebe o resultado reagente.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.