Farmácia Universitária traz proposta inovadora de assistência aos feirenses

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Farmácia Universitária traz proposta inovadora de assistência aos feirenses

Foram quase 20 mil atendimentos desde abertura 

Crédito: Ascom/UEFS

A Farmácia Universitária (FU) da Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS), que foi criada como um espaço pedagógico para atividade de ensino, extensão e pesquisa do curso de Farmácia, surpreende organizadores com grande demanda e significativo desempenho em dois meses de inauguração. Dados divulgados recentemente dão conta de que neste período foram realizados quase 20 mil atendimentos.

De acordo com a professora Tatiane Alencar, farmacêutica e coordenadora do projeto, a FU teve um desempenho importante considerando os resultados propostos logo nos primeiros 60 dias de abertura. "Foram um total de 19.433 medicamentos dispensados, 40 consultas farmacêuticas, 81 aferições de pressão arterial, 20 aferições de glicemia capilar, 6 aplicações de medicamentos injetáveis, entre outros serviços oferecidos", relata.

A docente conta que, inicialmente, o foco do atendimento, eram servidores e estudantes da UEFS e a comunidade externa que frequenta o campus, como as pessoas que são assistidas pela Universidade Aberta da Terceira Idade ou pacientes das Clínicas Universitárias, mas ressalta que qualquer residente de Feira de Santana que procurar a unidade, será atendida sem necessidade de agendamento prévio.

HUMANIZAÇÃO

Sobre o diferencial da FU, Tatiane salienta que o atendimento humanizado e dedicado faz com que as pessoas enxerguem, a partir desse trabalho, o que é o SUS. "Com uma organização diferenciada e favorecendo o acesso. Não é só uma aferição de pressão, por exemplo. Fazemos acompanhamento, damos um cartão ao usuário para que ele possa levar ao médico, orientamos e tentamos dar o devido encaminhamento. Após atendimento enviamos formulário de avaliação e somos sempre muito bem avaliados", lembra.

A estagiária Helen Gomes, que cursa o décimo semestre de Farmácia, destaca a diferença da FU na formação dos estudantes. "A FU veio para quebrar muitos paradigmas! Em uma farmácia privada, por exemplo, a gente não vê as coisas, os processos adequados e é simplesmente o ato de entregar o medicamento. Já na Farmácia Universitária, nós orientamos o paciente, verificamos se possui alguma ação medicamentosa... É algo que vai além. Nossa formação vai ser totalmente diferente", afirma.

SOLIDARIEDADE

A farmacêutica preconiza a importância de não descartar medicamentos em lixo comum e conta como a FU atua na causa. "Recebemos 25 quilos de medicamentos vencidos que estavam nas casas das pessoas e corria o risco delas utilizarem ou descartarem de maneira indevida. Os medicamentos que coletamos são enviados para empresa para tratamento especial, evitando que resíduos se acumulem".

Além dos medicamentos repassados pela prefeitura, a unidade também visa encaminhar medicamentos doados e que estejam em bom estado. "Estamos também tentando desenvolver um esquema de Farmácia Solidária. Pessoas sabem que fazemos esse trabalho e chegam aqui com medicamentos válidos, que não irão mais usar, seja porque o tratamento acabou, foi descontinuado pelo médico, ou ainda porque o paciente faleceu... Estamos estudando sobre isso e, certamente, participaremos e ampliaremos esse programa", apresenta.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/