Hospital capacita futuros fisioterapeutas sobre cuidados com bebês prematuros

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Hospital capacita futuros fisioterapeutas sobre cuidados com bebês prematuros

Programação faz parte do Novembro Roxo 

Crédito: Divulgação
Estudantes de fisioterapia que realizam estágio supervisionado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, participaram de uma capacitação nesta segunda-feira (21) sobre o processo de recuperação e desenvolvimento do recém-nascido, diante das causas e impactos da prematuridade. 

Palestras, mini-cursos e oficinas foram ministradas no auditório da unidade hospitalar, através da Coodenação de Fisioterapia. A programação faz parte do Novembro Roxo, campanha que alerta sobre os riscos da prematuridade.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, observa que do total de 400 crianças que nasceram no Hospital da Mulher entre janeiro e outubro, 7% foram prematuros.

"As atividades de fisioterapia com bebês prematuros são necessárias para a progressão da alta médica. Esses bebês são acompanhados após alta, por pediatras, neuropediatras e demais especialidades oferecidas no ambulatório do Hospital da Mulher".

Para o coodenador do setor de Fisioterapia, André Luís Bispo Neves, a capacitação possibilita aos futuros fisioterapeutas um olhar diferenciado no tratamento de recém-nascidos.

"Estamos promovendo uma sensibilização no cuidado com o prematuro. É preciso estimular esse bebê desde o nascimento, para que ele possa ter desenvolvimento neuro-psicomotor e uma uma vida normal", esclarece André Neves.

A fisioterapeuta e pesquisadora da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Sabrine Cartiana, foi uma das palestrantes convidadas. Ela observa que a iniciativa do Hospital da Mulher vai impactar na formação dos futuros profissionais. "Eles podem se deparar com casos complexos que tem características inerentes ao prematuro. E essa capacitação vai gerar mais segurança na atuação do dia a dia deles, na habilitação ou reabilitação desses recém-nascidos, nesse estágio tão precoce da vida desses bebês", ressaltou.

O estagiário de fisioterapia João Vitor Oliveira observa que o aprendizado sobre a temática foi bastante valioso. "Quando a gente chega num ambiente hospitalar como o Hospital da Mulher, nem imagina o quanto é difícil para essas mães de prematuros lidar com isso. E essa capacitação, de preparar as mães para os melhores métodos de cuidar após a alta médica, é confortante", disse.

Durante a capacitação foram abordados temas como: "Papel da fisioterapia no aleitamento do RNPT" e "A importância da avaliação e acompanhamento do RNPT, após alta hospitalar". Dentro da programação também aconteceram oficinas no Banco de Leite Humano sobre aleitamento materno do RNPT, massagem shatalla na Unidade de Cuidados Intermediários (UCINCa), e o banho de ofurô, com a participação das fisioterapeutas assistenciais.

PROGRAMAÇÃO

Durante a programação do Novembro Roxo, o Hospital da Mulher faz o alerta para os riscos da prematuridade. As ações foram iniciadas no último dia 16. As atividades seguem durante essa semana. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/