Nomeação de 250 peritos médicos reforça atendimento do INSS
Distribuição das vagas prioriza estados com maior tempo de espera por perícias médicas.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta quinta-feira (24/7), a Portaria nº 5.990/2025 , que autoriza a nomeação de 250 pessoas aprovadas em concurso público para o cargo de Perito Médico Federal no Ministério da Previdência Social (MPS). A nomeação visa fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e garantir maior eficiência na análise de benefícios e perícias médicas.
As nomeações estão condicionadas à existência de vagas na data da convocação e à comprovação de adequação orçamentária e financeira, conforme determina a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A responsabilidade pela verificação dessas condições e pela publicação dos atos necessários à nomeação é do próprio MPS.
A carreira de Perito Médico Federal exige formação de nível superior e desempenha papel essencial no reconhecimento de direitos previdenciários e na concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O concurso público para provimento de cargos de perito médico federal foi realizado em fevereiro, contemplando 250 vagas e formação de cadastro reserva. As vagas iniciais priorizam a região Nordeste, que conta com o maior número de vagas: 159. Em seguida, vem a região Norte, com 42 vagas. No Sudeste são 19 vagas, no Centro-Oeste, 22 e no Sul, 8. A distribuição, por estado, foi feita de acordo com a demanda, considerando o tempo médio de espera por uma perícia médica.
Os candidatos aprovados puderam escolher a ordem de preferência dos locais onde gostariam de ser lotados. A convocação levará em conta a classificação do candidato no concurso.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.