Secretaria de Saúde realiza ação para prevenir câncer de cabeça e pescoço em Feira de Santana
Muitas pessoas que se dirigiram ao centro comercial participaram e adesão da comunidade foi bem acima do esperado pelos organizadores.
Na manhã desta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Feira de Santana realizou uma rápida ação de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. As atividades aconteceram no estacionamento em frente à sede da prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas, com encerramento às 11h. No local foram realizados exames para identificação de sinais e sintomas e orientações à população.
Muitas pessoas que se dirigiram ao centro comercial participaram e adesão da comunidade foi bem acima do esperado pelos organizadores.
Um dos pacientes avaliados foi Raimundo Araújo. Ele residente na Fazenda Umbuzeiro, no Campo do Gado Novo, e aproveitou a campanha para conferir seu estado de saúde. "Fui muito bem tratado, não senti nada e graças a Deus está tudo bem. É melhor prevenir do que remediar", afirmou.
Jaqueline da Silva, outra paciente avaliada, mora na Gabriela. Ela passou pelo centro da cidade e ao ficar sabendo do estande, aproveitou para também fazer uma avaliação. "Eu estava precisando, então fizeram a ação no lugar certo e na hora certa", disse.
A coordenadora da ação, Joce Lima destacou que os pacientes que passaram pela triagem e apresentaram qualquer sinal suspeito foram encaminhados para o acompanhamento através da Secretaria de Saúde.
"O paciente será encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Secretaria de Saúde, para ser acompanhado no hospital. Não esperávamos um evento tão frequentado pela população, e pensaremos em prolongar esse momento."
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Ela esclareceu ainda sobre os sinais a que a população deve estar atenta. "Lesões em boca, garganta, causas recorrentes de doenças na garganta, feridas que não saram na região oral, gânglios palpáveis no pescoço chamam a atenção durante a investigação. Tendo a suspeita, as pessoas também podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo da residência, procurar o clínico, para receber todo o direcionamento", orientou.
O médico especializado em cabeça e pescoço, Bruno Ribeiro, foi um dos médicos responsáveis pelas avaliações. Ele salientou que a ação existe há alguns anos e busca reduzir a incidência de casos, pois são cânceres com alto grau de mortalidade.
"Está acabando o mês de julho, com a campanha Julho Verde, mas essa é uma ação que foi criada pela sociedade de cabeça e pescoço há alguns anos exatamente para focar na prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de boca e garganta, que estão na região da cabeça e pescoço e que têm uma mortalidade maior. Aqui nós averiguamos se havia pessoas com feridas na boca, com mais de 15 dias sem cicatrização, rouquidão que vem piorando com o tempo, principalmente se a pessoa fuma, porque é o principal fator de risco o cigarro. Se a pessoa tiver algum tipo de lesão como essa, é interessante agendar uma consulta com cirurgião de cabeça e pescoço para fazer uma avaliação, ver se a lesão é suspeita e pode necessitar de biópsia para detectar o tumor, mas se for feito no início existe uma chance de cura muito melhor."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.