Comandantes da PMBA avaliam Micareta como positiva e comemoram baixos índices de ocorrências

SegurançaFolia de Paz

Comandantes da PMBA avaliam Micareta como positiva e comemoram baixos índices de ocorrências

Comandante do CPRL, tenente coronel Muller, falou sobre a Operação Folia em Bairros, com mais de 50 viaturas empregas ostensivamente. 

Foto: Laiane Cruz/ FE

Em entrevista ao Folha do Estado, na noite deste sábado (4), o comandante do CPRL, tenente coronel Muller, avaliou positivamente a realização da Micareta de Feira de Santana, este ano, ressaltando todo o esforço da gestão das Forças de Segurança para manter a tranquilidade da festa.  

Neste sábado (3), o Sistema de Reconhecimento Facial da pasta registrou 188 mil pessoas. No total, nos três dias, foram 660 mil foliões. Nas duas primeiras noites de Micareta passaram pelos Portais de Abordagem coordenados pela Polícia Militar, 350 mil e 120 mil pessoas, respectivamente.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Operação Folia em Bairros

O comandante do CPRL destacou ainda que manteve a segurança atuante nos bairros de Feira de Santana, através da Operação Folia em Bairros, sobretudo no entorno do evento, para garantir a tranquilidade também para aquelas pessoas que não estão curtindo da Micareta.

"Jamais renunciamos nossas obrigações. Temos um esforço muito grande de gestão e todos os policiais que estão trabalhando no Maneca Ferreira estão em horários extraordinários, nenhum está no horário convencional de serviço. Os policiais do horário convenção estão em seus postos habituais, e além disso lançamos a Operação Folia em Bairros com um reforço de mais de 50 guarnições da Polícia Militar. Portanto, quase que dobramos o policiamento em Feira de Santana e estamos fazendo o que chamamos de envelopamento da cidade para que não tenhamos ocorrências. Empregamos tecnologia de ponta, com reconhecimento facial, câmeras on board, e todo um aparato tecnológico que nos permite ter o controle de tudo que está acontecendo no circuito. Estamos monitoramento tudo", garantiu.

Escalas extras

Também em entrevista ao Folha do Estado, o coronel Antônio do Nascimento Lopes, novo subcomandante-geral da PMBA, elogiou a redução dos índices durante os três dias da Micareta. E acrescentou que quase 5 mil policiais estão em regime extra de plantão, foram os homens que atuam em suas escalas normais nos bairros.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"A avaliação é extremamente positiva, tivemos recorde de público no primeiro dia, com 350 mil pessoas. Isso significa que 56% da população de Feira de Santana estava aqui em um trecho da Presidente Dutra, e não tivemos ocorrências. A Segurança Pública está agindo, e claro que há diversas ações da prefeitura e do governo do estado entrelaçadas, buscando oferecer o que tem de melhor em serviços públicos para a população. Isso desperta as pessoas a virem para o circuito, sabendo que encontrarão diversas atrações, conforte e segurança para usufruir esse momento de alegria", declarou o Comandante no Camarote da TV Geral, que realiza a transmissão ao vivo do evento no Youtube e nas redes sociais.

Também em entrevista ao Folha do Estado, o coronel Antônio do Nascimento Lopes, novo subcomandante-geral da PMBA, elogiou a redução dos índices durante os três dias da Micareta.

"Nós batemos um recorde de público no circuito e quase nenhuma ocorrência, graças à integração das forças de todas as secretarias do governo do estado e municipal em prol da população e das pessoas que vieram para a cidade. Só da Polícia Militar temos em torno de 4.800 homens trabalhando, em escala. Temos em torno de 300 policiais em patrulhas, com um pico de 1.500 agentes atuando por dia. E somente no entorno do circuito empregamos 56 viaturas a mais, cada uma com três ou quatro policiais para garantir a segurança das pessoas que não vêm para o circuito brincar", informou.

Ele destacou que os agentes têm atuado com firmeza nos portais de abordagem para coibir a entrada de armas e objetos perfuro-cortantes no circuito. "Qualquer pessoa que adentra o circuito é revistada para ver se está com algum objeto proibido de entrar, então fazemos um trabalho preventivo, com um controle efetivo das pessoas que estão brincando." 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 04 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/