Governador diz que avalia com Lula ações de combate ao tráfico interestadual de armas e drogas

SegurançaEnfrentamento

Governador diz que avalia com Lula ações de combate ao tráfico interestadual de armas e drogas

Das 10 cidades mais violentas do Brasil, cinco são baianas, segundo a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.  

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se posicionou, nesta sexta-feira (25), sobre os dados da última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Divulgado na quinta (24), o levantamento aponta o estado como o segundo mais violento do Brasil.


Conforme o estudo, que foi produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 10 cidades mais violentas do país, cinco são baianas, sendo Jequié, no oeste, a detentora do segundo lugar no ranking dos municípios brasileiros. A entidade diz ainda que essas cidades sofrem com disputas de facções pelo controle do tráfico de drogas.


Em entrevista à TV Oeste, afiliada da TV Bahia na região, Jerônimo disse que a Bahia sofre a influência de outros estados, e informou que avalia ações de combate ao tráfico interestadual de armas e drogas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


"O nosso maior inimigo é o crime organizado. A Bahia não produz armas. De onde vem essas armas? É um comércio. A Bahia não tem essa indústria de drogas. Vem de fora. Eu tenho mediado muito uma conversa com o presidente Lula, para a gente poder encerrar essas coisas nas fronteiras, porque é responsabilidade federal. A nossa parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal é muito grande e isso tem trazido pra nós um grande efeito", ressaltou.


O governador destacou que, desde 2024, quando os números foram coletados, o estado já teve reduções. Ele também reforçou que as ações são diárias e destacou o trabalho no oeste do estado nos próximos dias.


As atividades administrativas do governo foram transferidas temporariamente para cumprimento de agenda de Jerônimo em cidades da região.


"De 2024 a 2025, nós já reduzimos muito esses indicadores. E a ação é diária. Nós vamos entregar, agora, delegacias, comando de polícia, 62 viaturas, compra de armas, capacitação, cursos, inteligência. São ações que estamos fazendo diariamente".


Fonte: g1 Bahia 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 27 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/