Jerônimo faz mudanças na cúpula do sistema prisional, mas mantém secretário
Exonerações e nomeações na Secretaria de Administração Penitenciária foram publicadas no DOE neste sábado (26)
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), promoveu uma série de mudanças na alta cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), conforme publicado na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado. As alterações envolvem cargos estratégicos da pasta, responsável pela gestão do sistema prisional baiano.
Apesar das mudanças, o governador manteve José Castro no comando da secretaria, mesmo sob pressão da oposição, que pede sua exoneração após a divulgação de imagens que mostram regalias em uma cela da Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador. Na época do episódio — ocorrido em 2023, mas que só veio à tona na última semana após reportagens do Correio —, Castro ainda não estava à frente da Seap.
Entre as alterações, destacam-se a exoneração de Luciano Teixeira Viana do cargo de superintendente de Gestão Prisional e a nomeação de Luiz Cláudio Santos da Silva para a função. Luiz Cláudio, por sua vez, deixou a direção da Cadeia Pública da Seap.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Outro movimento de reposicionamento foi a saída de Archimedes Benício Leite Neto da direção do Conjunto Penal de Juazeiro para assumir a diretoria da Superintendência de Gestão Prisional. Já Alan Vitor da Silva Santos foi exonerado da mesma diretoria.
Também foi exonerado, a pedido, Diego de Oliveira Pinto, do cargo de coordenador técnico do Núcleo de Apoio, sendo substituído por Paolle Oliveira Filocre Rodrigues.
Indicado pelo MDB, José Castro ocupa o cargo de secretário da Seap desde 2024, e acumula polêmicas como denúncias de irregularidades, fugas de internos e o fortalecimento de facções criminosas dentro dos presídios baianos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.