Polícia desarticula grupo que aplicava fraudes pela internet em Feira de Santana
Os criminosos utilizavam perfis no Instagram para anunciar produtos de marcas famosas, como relógios, joias, roupas e perfumes.
A Polícia Civil da Bahia desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes virtuais que atuava em todo o território nacional. A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana (DRFR/DEIC – 1ª Coorpin), que deflagraram uma operação nesta segunda-feira (21), cumprindo dois mandados de prisão e três de busca e apreensão.
Segundo a investigação, o grupo mantinha um escritório com estrutura de "call center" em um apartamento de alto padrão no bairro Kalilândia, em Feira de Santana. O imóvel, alugado por R$ 6 mil mensais, servia como base para a execução dos golpes, indicando o elevado volume de transações criminosas realizadas mensalmente.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Os criminosos utilizavam perfis no Instagram para anunciar produtos de marcas famosas, como relógios, joias, roupas e perfumes. O principal alvo eram lojistas e microempreendedores de várias partes do Brasil, atraídos por ofertas no atacado. Após o pagamento, as vítimas eram bloqueadas e nunca recebiam as mercadorias.
A atuação do grupo vinha sendo monitorada desde 2021 e já causou prejuízos a centenas de vítimas em estados como Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e diversos municípios da Bahia. Apesar de não haver vítimas em Feira de Santana, a DRFR mapeou movimentações suspeitas na cidade e, com base em trabalho de inteligência, chegou à identificação da quadrilha.
A operação segue em andamento, com outros dois mandados sendo cumpridos em diferentes pontos da cidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.