PF deflagra na Bahia terceira fase de operação contra fraudes no INSS

SegurançaInvestigação

PF deflagra na Bahia terceira fase de operação contra fraudes no INSS

Investigações levaram, em junho de 2021, às prisões de duas pessoas em flagrante

Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (NUINT-BA/MPT) do Ministério do Trabalho e da Previdência, a terceira fase da Operação Heterônimo, que investiga fraudes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia. A ação cumpre, nesta quarta-feira (24), três mandados de prisão preventiva nas cidades de Camaçari e Dias D'Ávila.

A operação é a continuidade das investigações que levaram, em junho de 2021, às prisões de duas pessoas em flagrante Na ocasião, elas foram presas no interior de uma agência bancária de Salvador, a ação impediu o saque de cerca de R$ 30 mil que seria referente a um benefício do INSS fraudulento.

A operação foi responsável ainda por três mandados de busca e apreensão, cumpridos nos meses de setembro de 2021 (Operação Heterônimo - Fase I) e dezembro de 2021 (Operação Heterônimo - Fase II), corroborando os indícios de autoria e materialidade em desfavor dos investigados.

As investigações apontaram que os fraudadores têm por modus operandi a criação de segurados fictícios, mediante documentação falsa, e posteriormente arregimentação de idosos para funcionarem como dublês no INSS/Bancos.

Os envolvidos poderão responder por diversos como associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/